15/12/2021 às 14h39min - Atualizada em 16/12/2021 às 16h42min

Parceria entre empresas de TI possibilita formar e contratar mais de 200 jovens, num mercado que carece de mão de obra especializada

A Company.e é responsável pela formação destes jovens, enquanto a FourSys absorve esses profissionais por meio de seu programa de trainee. Parceria ainda prevê recursos para capacitação de jovens em vulnerabilidade social

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Um dos setores da economia que mais cresce nos últimos anos, gerando inúmeras oportunidades de emprego é o de TI - Tecnologia da Informação. Com o advento dos smartphones e suas milhares de possibilidades de aplicativos, com o e-commerce cada vez mais consolidado no país e com os sistemas financeiros focados nas transações on-line, pode-se dizer que há um cenário fértil de empresas buscando profissionais qualificados neste ramo.

Porém, um grande gargalo neste cenário é que atualmente o Brasil forma poucos profissionais de tecnologia por ano. Em outras palavras, nos próximos anos sobrarão vagas e faltará mão de obra neste segmento.


Diante deste cenário, duas empresas deste universo de TI criaram um programa para minimizar os possíveis efeitos deste “apagão de mão de obra”. A proposta é simples. A Company.e, startup 2.5 que atua no desenvolvimento das habilidades diretamente relacionadas às profissões do futuro na área de TI entra com a formação e a Foursys, empresa de tecnologia da informação com mais de 20 anos de atuação, cria vagas no seu programa de tainee para absorver esses profissionais.

Números - Os primeiros resultados positivos desta iniciativa já começam a ser alcançados, com números bastante expressivos. A Foursys selecionou e contratou 106 jovens para o seu programa de trainee, de um universo de 1200 inscrições. A Company.e já está aplicando seu programa de capacitação, com previsão de término em fevereiro de 2022.

Outros 106 profissionais que ficaram perto da nota de corte durante os testes (que envolvem questões de lógica e dinâmicas), mas não conseguiram a contratação pela FourSys, terão à disposição um novo processo de capacitação, intitulado Categoria Código de Base, em que passarão pelo mesmo treinamento a partir de janeiro de 2022, desta vez como bolsistas. Caso os candidatos obtenham a nota desejada durante a nova rodada de testes, também serão contratados pela Foursys.

Impacto Social – Outro ponto importante da parceria entre as empresas é a geração de impacto social. Há um acordo que prevê que a mesma quantidade de profissionais capacitados pela Company.e e contratados pela Foursys seja revertida em bolsas de estudo integrais para jovens em situação de vulnerabilidade social, que não teriam condições de arcar com tais custos. As aulas ficam a cargo do Instituto Educ360° - edtech que aplica educação e tecnologia em projetos voltados ao impacto social.

Desta maneira, outras 106 crianças e jovens estão recebendo aulas gratuitamente em um Laboratório de Informática, criado pela Educ360°, na Apae Cotia. Os participantes têm acesso à “Jornada Jovens na Programação”, com plataformas de acesso para conteúdos EAD, além de aulas remotas e instrutores engajados no projeto.

Company.e – A empresa surge como uma alternativa aos cursos formais de graduação e técnicos, por meio de treinamentos no formato de dinâmicas imersivas, os chamados bootcamps, com duração de 90 dias. Após este período, os alunos de destaque estarão inseridos em um banco de talentos, que será acessado por empresas parceiras do segmento de TI. 

Outra ferramenta disponível criada pela startup é Plataforma de Treinamentos Academy. As empresas interessadas poderão personalizar com sua marca e identidade visual o conteúdo e aplicações fomentados pela Company.e, oferecendo aos seus colaboradores um ponto focal para capacitação de seus times com as habilidades técnicas e comportamentais.

Instituto Educ360° - Trata-se de uma edtech – empresa que desenvolve ações por meio da tecnologia para potenciar a aprendizagem – com conteúdo de ensino mesclando educação e novas tecnologias. Utiliza metodologia ágil, design thinking e lean, lógica, programação, games em realidade virtual e aumentada. O objetivo do Instituto Educ360° é desenvolver, aplicar e democratizar o acesso a conteúdo educacional de alta qualidade, em todos os níveis. Cada projeto é desenvolvido pela edtech para que o impacto gerado possa garantir a igualdade de oportunidades e potencialidades para o público estudantil.


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia