08/12/2021 às 15h44min - Atualizada em 09/12/2021 às 00h01min

Livro ajuda crianças a compreender novas configurações familiares

Walcyr Carrasco traz, de forma sensível, a história de um menino que precisa lidar com a separação dos pais e a homoafetividade, descortinando um mundo de pessoas diferentes e a importância do amor

SALA DA NOTÍCIA MakingNews
https://makingnews.com.br/
Divulgação
As transformações sociais mudaram as configurações familiares. Em um mundo mais diverso, mas infelizmente ainda cheio de preconceitos, a necessidade de trazer para o universo infantil, de maneira sensível, temas atuais como os relacionamentos homoafetivos, foi uma das preocupações de Walcyr Carrasco, em seu livro “Meus dois pais”.

O livro, relançado pela editora Moderna, conta a história de Naldo, um menino que vivencia a separação de seus pais e passa a conviver, aos fins de semana, com Celso, um amigo e excelente cozinheiro que vive com seu pai. Entre dúvidas, questionamentos e discussões, após sua mãe ser promovida e se mudar para outra cidade, o menino vai morar com o pai e Celso, quando começa a notar conversas estranhas por parte dos colegas, da avó e da mãe. Sem entender muito bem o que se passa, um colega então conta para ele que está proibido de ir à sua casa, porque o pai de Naldo é gay. O menino fica envergonhado, triste e revoltado, principalmente com Celso, e vai morar com a avó.


Após um certo tempo e uma importante conversa com a mãe, Naldo passa a aceitar Celso. A reconciliação acontece no aniversário de Naldo, quando sua mãe convidou o pai e Celso para a festa; e Celso é quem prepara o bolo de aniversário. O menino entende que as pessoas podem ser diferentes e o mais importante é ter uma família que o ama.

A maneira primorosa como Walcyr Carrasco conduz a história permite que crianças e até mesmo os pais, tenham novos olhares sobre a sociedade e a importância de construir relações com respeito e diversidade.

Sobre Walcyr Carrasco
Paulista da cidade de Bernardino de Campos, Walcyr Carrasco, nascido em 01/12/1951, é um dos principais autores de novelas do país, também é dramaturgo, roteirista e escritor. Formado em jornalismo pela ECA - USP, trabalhou em redações de jornal, escrevendo textos para coluna social e até reportagem esportiva. Ele possui um grande trabalho na literatura com mais de 60 livros publicados, tendo recebido o prêmio Jabuti, o mais importante prêmio literário do Brasil, pela tradução e adaptação de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Walcyr Carrasco decidiu ser escritor quando tinha 12 anos e se apaixonou pela obra de Monteiro Lobato.

É autor das peças de teatro: O Terceiro Beijo, Uma Cama entre Nós, Batom e Êxtase. Escreveu minisséries e novelas de sucesso, como Xica da Silva, O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Alma Gêmea, Sete Pecados, Caras & Bocas, Morde & Assopra, Amor à Vida, Êta Mundo Bom! e a adaptação para televisão de Gabriela, Cravo e Canela, romance de Jorge Amado. Recebeu os principais prêmios de suas áreas de atuação: o prêmio Shell de teatro pela peça Êxtase, o prêmio Emmy de televisão nos Estados Unidos por Verdades Secretas, entre outros. É membro da Academia Paulista de Letras desde 2008, onde recebeu o título de imortal.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia