15/07/2018 às 13h55min - Atualizada em 15/07/2018 às 13h55min

Day Mesquita abre álbum de viagem ao Marrocos e conta como escapou de perrengue

"Estar em um clima muito seco e no calor extremo faz tudo ser diferente", afirma a atriz

Revista quem
Day Mesquita (Foto: Arquivo Pessoal)

Day Mesquita abriu seu álbum de viagem ao Marrocos para QUEM. A atriz, de 32 anos, enfrentou um forte calor nos dias que passou por lá. "Gosto muito de caminhar nas cidades que eu estou conhecendo, mas no Marrocos em junho e de dia é praticamente impossível por conta do calor que fica na média dos 40° e do clima extremamente seco", conta.

Lembrada por trabalhos na novela Cheias de Charme (Globo, 2012) e na série O Negócio (HBO, 2016), Day contou que uma das experiências curiosas ao visitar o Marrocos foi a hora de ir às compras nas horas de folga da gravação. "O preço dos produtos que o vendedor diz ser, nunca é preço final, pois a negociação é algo muito presente na cultura marroquina. Se você não concordar com o valor, agradecer e sair da loja, provavelmente será chamado de volta pelo vendedor aceitando sua proposta."
 

Para gravar Jesus, nova novela da Record, Day, que interpreta Maria MAdalena, ficou hospedada na região de Ouarzazate, conhecida como "a Hollywood do deserto", onde já foram rodados Game Of Thrones, Gladiador e Ali Baba e os 40 ladrões.

QUEM: Você fez uma viagem recente ao Marrocos. Foi a primeira vez que esteve por lá?
DAY MESQUITA:
Sim, foi a primeira vez. Eu amo viajar e tem muitos lugares que quero conhecer. Foi uma grata surpresa. Fiquei encantada com o lugar e com as pessoas. É maravilhoso entrar em contato com uma cultura tão diferente da nossa e, melhor ainda, é quando o meu trabalho me proporciona experiências como essa.

Day Mesquita (Foto: Arquivo pessoal)

Day Mesquita (Foto: Arquivo pessoal)

QUEM: O que achou de mais curioso no país?
D.M.:
É um país muito quente e o sol se põe perto das 20h45. Gosto muito de caminhar nas cidades que eu estou conhecendo, mas no Marrocos em junho e de dia é praticamente impossível por conta do calor que fica na média dos 40° e do clima extremamente seco. Quando vi que à noite as ruas ficavam bem mais cheias, entendi que as pessoas tinham o hábito de sair em horários de temperatura um pouco mais amenas, o que parece óbvio, mas não para mim, que gosto sempre de aproveitar o máximo do tempo de estadia nas cidades enquanto estou viajando. Outra coisa é curiosa é que, o preço dos produtos que o vendedor diz ser, nunca é preço final, pois a negociação é algo muito presente na cultura marroquina, e se você não concordar com o valor, agradecer e sair da loja, provavelmente será chamado de volta pelo vendedor aceitando sua proposta. Estava no deserto, então garganta e corpo extremamente seco era de praxe. Era engraçado porque quando cruzávamos com a equipe e o elenco que estava conosco lá, quase todos estavam sempre com o “Kit Marrocos” em mãos, que era como chamávamos o conjunto de: protetor labial, uma garrafa de 2 litros de água e um lenço para proteger o rosto do sol.

QUEM: Quais lugares visitou?
D.M.:
Ficamos em Ouarzazate que é conhecida por ser a Hollywood do deserto. A cidade possui grandes estúdios de cinema onde foram gravados muitos filmes e séries como Game Of Thrones, Gladiador, Ali Baba e os 40 ladrões, entre muitos outros. Foi incrível poder gravar cenas da novela nos mesmos cenários usados em grandes produções como essas.
Também visitei o Kazar em Ait Ben Haddou, que é um vilarejo com construções fortificadas típica do povo Berbere, do século 15, usada para permitir à população local se abrigar de guerras, tempestades de areia e qualquer outra possível ameaça. Fiquei encantada com a beleza do lugar e dessas construções. Caminhar por lá me dava a sensação de estar mesmo na era medieval, é muito diferente de todos os lugares que eu já havia visitado, e a medida que íamos subindo nesse vilarejo a paisagem ia ficando cada vez mais bonita. Quando chegamos ao ponto mais alto pudemos avistar a beleza da cidade inteira.

Day Mesquita abre álbum de viagem ao Marrocos (Foto: Arquivo pessoal)

Day Mesquita abre álbum de viagem ao Marrocos (Foto: Arquivo pessoal)

QUEM: Passou algum perrengue?
D.M.:
Não cheguei a passar nenhum perrengue, mas em um dia de gravação estava aguardando a montagem de equipamento entre um take e outro e me sentei no chão, na areia no deserto, onde estávamos gravando, para aguardar a cena seguinte. Um produtor me ofereceu uma cadeira para me sentar, mas estava confortável ali sentada no chão e preferi ficar quietinha daquele jeito mesmo me concentrando. Minutos depois, um produtor local veio me falar que, como estávamos no deserto, poderiam haver ali animais como aranhas ou escorpiões. Ele disse que achava mais prudente que eu me sentasse na cadeira não pelo conforto, mas para minha segurança. Imediatamente, entendi o recado e fui para a cadeira (risos). Isso também era algo óbvio para um local como aquele, mas estava pensando na cena, preocupada com o trabalho, então isso nem passou pela minha cabeça. Poderia ter acontecido algo e ter sido um grande perrengue, mas, felizmente, tudo correu bem.

QUEM: O que achou da culinária local?
D.M.:
Não podia ir ao Marrocos e não experimentar o autêntico cuscuz marroquino. O que diferencia dos que eu já tinha comido no Brasil é o sabor mais intenso por conta dos temperos e condimentos locais. A comida toda lá é muito bem temperada, coisa que eu adoro. Mesmo não comendo carne, sempre tinha muita opção de pratos para mim porque a base da comida de lá são legumes, grãos e verduras. Os pratos eram individuais, mas enormes, conseguíamos comer em até três pessoas. O que eu mais gostei de comer lá foi uma salada marroquina que comi no hotel em que estávamos hospedados. A salada vinha dividida em quatro pequenas porções de uma espécie de antepasto com sabores diferentes cada. Uma de berinjela, outra de pimentão, outra de abóbora e uma adocicada de abóbora com mel e laranja. Gostei tanto que acabava comendo a mesma coisa todos os dias no almoço ou no jantar. Os garçons do hotel já sabiam, me olhavam e sem que eu falasse nada eles já diziam: “Salada Marroquina” (risos). No Marrocos, eles também têm o hábito de tomar muito chá a qualquer momento do dia, o mais comum é com hortelã, que eu adorava beber após o jantar. Depois de uns dias, descobri que era um chá verde que eles acrescentavam hortelã e percebi que, por conta da cafeína presente no chá verde, não estava conseguindo dormir cedo lá.

QUEM: Você gravou Jesus, nova novela da Record TV por lá. Como foram as gravações? O que pode adiantar da personagem?
D.M.:
Eu já conhecia a personagem bíblica, mas descobri que há muitas confusões em torno da história dela. Eu tinha a referência dela de uma forma menos profunda, sabia como a maior parte das pessoas que ela foi uma seguidora fiel de Jesus. Na novela Maria Madalena será uma judia casada com um romano que retorna a Jerusalém após ficar viúva. Será uma mulher forte, inteligente e destemida, que anseia por conquistar sua liberdade.
Gravar no Marrocos foi uma experiência incrível. Além de ter a oportunidade de conhecer um país e uma cultura nova, sair do local habitual de gravação influencia e agrega muita coisa no trabalho. Estar em um clima muito seco e no calor extremo faz tudo ser diferente, as sensações, os desconfortos, a respiração, tudo muda diante de um lugar como esse, e é ótimo porque colaboram para a construção e vivência das personagens, nos deixa mais próximos da realidade em que elas viviam e isso enriquece bastante o trabalho.

Day Mesquita abre álbum de viagem ao Marrocos (Foto: Arquivo pessoal)

Day Mesquita abre álbum de viagem ao Marrocos (Foto: Arquivo pessoal)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia