06/12/2021 às 23h11min - Atualizada em 07/12/2021 às 16h02min

Em circulação por cidades mineiras, ‘A Descoberta de Quim Labareda’ aborda desmatamento e queimadas em peça lúdica para público infantil

Entre os dias 07 e 10 de dezembro, peça será apresentada nas cidades de João Pinheiro e Belo Horizonte; sessões são gratuitas e abertas ao público

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento
De acordo com o Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Especiais, as queimadas têm aumentado no Brasil, que já registra mais da metade dos focos de incêndio florestal de toda a América do Sul. Além das causas naturais, um incêndio florestal pode também ser causado por ações humanas (como fogo atado, queima para limpeza, fósforos e pontas de cigarros acesos atirados ao chão, fogueiras e balões), por isso a importância de uma educação preventiva.

Dessa forma, a peça “A Descoberta de Quim Labareda” visa abordar o “desmatamento” e a “queimada” com crianças entre 05 e 10 anos de forma leve, utilizando-se do espetáculo teatral e da ludicidade como ferramentas. Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, o projeto é realizado pelo Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura, com produção do Grupo Komedi e patrocínio da Minasligas.

Em solo mineiro, Quim Labareda visita duas cidades. Na terça-feira (07), serão apresentadas duas sessões na Escola Estadual José Romero da Silveira (às 10h e 13h30), em João Pinheiro. No dia seguinte, a peça continua no município para mais duas sessões (às 09h30 e 13h30) na EM Jovino Silveira. Na sexta-feira (10), o espetáculo segue para Belo Horizonte com sessão dupla na Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca (às 10h e 13h30), encerrando a circulação mineira. Além da peça, o público também receberá, gratuitamente, o livro homônimo, expandindo a experiência cultural.

Escrita por Sérgio Vale e dirigida por Adriano Veríssimo, a peça tem duração de 45 minutos e promove um espetáculo de alto nível técnico, com linguajar leve e claro para fácil compreensão do público-alvo. Cativante e interativa, a peça faz uso de música, danças e fantoches para torná-la mais lúdica e atrativa. “Nossa intenção é comprometer o pequeno cidadão quanto a importância da preservação da natureza, alertando sobre os perigos das queimadas que prejudicam o solo, o ar, os animais e causam apagões nas cidades”, comenta Ewerton Silvino, supervisor de eventos do Grupo Komedi.

O espetáculo conta a história de Quim Labareda, uma pequena fagulha que vivia triste e pensativa por saber que o fogo fazia mal ao homem. Ao perceber a tristeza do filho, sua mãe, dona Chama, mostra a ele que ambos sempre estiveram juntos, mas que o afastamento ocorreu pelo uso errado que o homem fazia do fogo. Fazendo uma viagem no tempo e com a ajuda do Doutor Cenoura e da dona Água, a dona Chama mostra ao filho as causas de tamanha destruição e o ensina sobre como homem e fogo podem continuar juntos a partir do equilíbrio.

Incentivadora das ações nos três municípios, a Minasligas realiza – desde sua fundação – iniciativas e práticas de responsabilidade social, patrocinando e apoiando programas nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte e cidadania.

SERVIÇO – “A Descoberta de Quim Labareda”

Escola Estadual José Romero da Silveira
Sessão 1: Terça-feira, 07 de dezembro de 2021, às 10h
Sessão 2: Terça-feira, 07 de dezembro de 2021, às 13h30
Endereço: Rua Izidorio Nicolau de Araújo, 611 Santa Cruz, João Pinheiro (MG)

EM Jovino Silveira
Sessão 1: Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, às 09h30
Sessão 2: Quarta-feira, 08 de dezembro de 2021, às 13h30
Endereço: Av. José Basílio da Silva, 306, Cana Brava – João Pinheiro (MG)

Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca
Sessão 1: Sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, às 10h
Sessão 2:  Sexta-feira, 10 de dezembro de 2021, às 13h30
Endereço: R. Campanário, 495, Santa Inês – Belo Horizonte (MG)

Evento Gratuito
Classificação Livre

--

Sobre a Minasligas: A Minasligas tem quatro décadas de atuação, produzindo Ferro Silício, Silício Metálico e Microsílica, atendendo às demandas dos mercados nacional e internacional. O sucesso da Minasligas é resultado da combinação de importantes fatores: o empreendedorismo e conhecimento de gestão de negócios dos seus fundadores e sucessores, a qualidade técnica das suas equipes, o profissionalismo e a paixão dos empregados pelo que fazem. Toda essa liga mantém a essência e os valores da empresa para atender cada dia melhor seus clientes.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia