06/12/2021 às 14h40min - Atualizada em 07/12/2021 às 00h01min

Conheça as tendências para a área de contabilidade em 2022

Por Dora Ramos

SALA DA NOTÍCIA Suzi Correa
gpimage.com.br
Dora Ramos
Atualmente, tudo muda de forma acelerada e, na área contábil, não é diferente. Por isso, é importante estar atento aos cenários e às novidades que podem fortalecer seu posicionamento. Estabelecer um planejamento estratégico com antecedência é fundamental para se manter em um mercado cada vez mais competitivo. Neste artigo, irei listar três tendências para área de contabilidade em 2022. Confira:

1- Tecnologia como aliada


Desde muito nova, sempre quis ser consultora para prestar ajuda às pessoas. Desse meu desejo, nasceu a Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial com as iniciais que significam Fé, Honestidade, Amor, Razão, Organização e Sucesso, valores que, sempre, nortearam o meu trabalho.

Com o advento da tecnologia, comecei a enxergá-la como uma aliada fantástica para desempenhar meu trabalho, pois favorece a produtividade e possibilita uma atuação menos burocrática, abrindo espaço para um atendimento ainda mais personalizado aos clientes.

Para o futuro, a tecnologia será indispensável. Entretanto, no mercado, vejo que ainda existe a crença que softwares poderão substituir profissionais. Isso não é verdade. Na Fharos, cada vez mais, percebemos que o universo humano e a consultoria especializada fazem toda a diferença nas organizações.

2- Consultoria estratégica em alta

Empresas de sucesso contam com uma boa gestão contábil. Afinal, contabilidade não é só fazer contas. Planejar e aconselhar sobre tomada de decisões, investimentos e passos para o crescimento já faz parte do papel da gestão contábil.

Portanto, no futuro, com uma atuação mais estratégica, os contadores deverão estar ainda mais aptos para prestarem consultoria sobre o cenário econômico e os modelos de negócios.

3- Habilidades mais demandadas

As habilidades técnicas mais demandadas serão o domínio da automação de processos, conhecimento em sistema ERP (em português, sistema de gestão integrado), business intelligence (BI), que é a prática de análise empresarial por visualização de dados que apoia a tomada de decisões, além da constante atualização sobre novas normas contábeis, como, recentemente, a que estabelece contratos de seguros e a revisão nº 2 da NBC do Auditor Independente (NBC TA) 315.

Sobre os aspectos comportamentais, como tendência estará o aperfeiçoamento da habilidade em comunicação para favorecer um relacionamento mais próximo com os clientes e a adaptabilidade para realizar atendimentos multicanais, como exemplo, em redes sociais, chatbots e videoconferência.

Em síntese, se você quer inovar, e estar à frente dos concorrentes, investir em consultoria empresarial especializada é uma das melhores estratégias para crescer e prosperar no futuro.

Sobre Dora Ramos

Consultora contábil com mais de 30 anos de experiência, além de terapeuta holística e reikiana há 25 anos. Empreendedora desde os 21 anos, é CEO da Fharos Contabilidade e Gestão Empresarial, empresa reconhecida pela excelência na prestação de serviços como Gestão Contábil, Gestão Fiscal, Gestão de Departamento Pessoal, Legalização, Assessoria Pessoa Jurídica e Assessoria Pessoa Física.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia