06/12/2021 às 21h03min - Atualizada em 06/12/2021 às 21h03min

Argentina presidirá Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2022

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
A Argentina foi escolhida nesta segunda-feira para presidir em 2022 o Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, o mais importante órgão intergovernamental dedicado a garantir o respeito e a proteção dos direitos e liberdades fundamentais no mundo.
 

O Conselho é composto por 47 países eleitos na Assembleia Geral da ONU e tem direito de voto no órgão, que opera em Genebra. Há críticas ao fato de algumas nações envolvidas mostrarem pouco respeito por esses princípios.

O embaixador argentino nas Nações Unidas em Genebra, Federico Villegas, assumirá no dia 1º de janeiro as rédeas do Conselho, que se reúne quatro vezes por ano por períodos de três a quatro semanas.

Ao comentar seu novo papel, Villegas disse que uma das tarefas mais importantes do grupo é garantir o respeito ao direito internacional e evitar a politização de seus debates e decisões. Isso, em sua visão, levar à polarização que causaria a deterioração e paralisação do Conselho.

O embaixador argentino acrescentou que durante o ano em que liderará a instituição, sua intenção é fomentar o diálogo e a compreensão sobre os pontos em comum e as diferenças em matéria de direitos humanos. Ele também propôs que o Conselho assuma um papel mais proeminente na prevenção de confrontos e nos processos de reconstrução pós-conflito.

Villegas substitui a embaixadora de Fiji, Nazhat Shameem Khan, a quem ele elogiou pela forma como conduziu os trabalhos durante segundo ano da pandemia. Nesse período, 175 resoluções foram aprovadas e nenhuma reunião foi adiada ou cancelada, algumas das quais tiveram que ser realizadas virtualmente. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia