06/12/2021 às 17h58min - Atualizada em 06/12/2021 às 17h58min

Quem dá mais? Dou-lhe uma, dou-lhe duas…

O ser humano é racional, mas nem sempre

AB NOTICIAS NEWS
InfoMoney
Divulgação

Você pagaria mais de um dólar por um dólar!?

Obviamente sua resposta é um alto e sonoro “não”! É completamente irracional pagar mais de um dólar por um dólar.

Mas para quem se considera 100% racional, o experimento do economista Martin Shukik, especialista em teoria de jogos, é um verdadeiro choque de realidade.

Em 1963, Shukik criou um leilão que até hoje é feito em grandes universidades e provoca boas risadas e demonstra como é possível alguém tomar a decisão irracional de pagar mais de um dólar por um único dólar.

Como todo leilão, esse também tem um objeto (1 dólar) e quem dá o maior lance leva dólar, mas tem uma regra especial que faz toda a diferença: o segundo maior lance também paga, sem levar nada.

Para ficar mais claro, digamos que você dê o maior lance (50 centavos), e seu amigo ofereça o segundo maior lance (30 centavos): você levará a nota de 1 dólar com um lucro de 50 centavos e seu amigo terá apenas um prejuízo de 30 centavos, porque o segundo maior lance terá que pagar.

Quando o experimento inicia, não demora muito para surgir o primeiro lance: “pago 1 centavo!”.

Na sequência vem a oferta de 2 centavos e assim adiante. Ao chegar nos 99 centavos, um fenômeno instigante acontece.

Apenas mais um lance e o leilão ficaria no “zero a zero”, porque alguém levaria 1 dólar por um 1 dólar.

Porém, o leiloeiro relembra a quem deu o segundo maior lance o que explicamos lá no começo: ele também pagará, apesar de não levar nada.

Agora, se decidir o leilão e aumentar o lance para US$ 1,01, irá diminuir seu prejuízo de 99 centavos para apenas 1.

Como num lampejo de “racionalidade”, o segundo colocado oferta um dólar e um centavo por um dólar para evitar um mau negócio e a escalada da irracionalidade toma de conta do ambiente.

Essa “brincadeira” já chegou a ter lances finais de mais de 200 dólares! Sim, os leiloeiros levaram mais de US$ 400,00 para casa leiloando apenas 1 (nada mal).

Sem participar do leilão, você deve estar achando isso tudo muito irracional, mas o jogo foi criado justamente para demonstrar o paradoxo existente na “teoria das decisões racionais”, porque, quando o primeiro e o segundo passam a somente tentar a minimizar a perda, a escalada irracional é inevitável.

Muito além de um apenas um experimento de universidade, o leilão de 1 dólar ajuda a explicar situações comuns entre investidores quando as coisas não vão muito bem e “ganhar mais” acaba virando apenas “perder menos”.

Ou questões empresariais que envolvem duas companhias competindo num mesmo setor e queimando muito caixa para conseguir adquirir clientes e crescer.

Esse segundo exemplo foi brilhantemente abordado no nosso episódio da última quinta-feira com Louise Barsi, sócia-fundadora do Ações Garantem o Futuro (AGF) e filha do megainvestidor Luiz Barsi, e Welliam Wang, gestor da AZ Quest.

Perguntado sobre o setor de varejo/ecommerce, Wang usou o leilão de 1 dólar para explicar sua tese contando uma história que envolve o homem mais rico do mundo e um multimilionário que faz parte também de um grupo carinhosamente conhecido como Máfia do PayPal.

Assita aqui o trecho exato sobre o leilão e depois volte o episódio para o começo para assistir todo episódio e saber o que a Barsi tem na carteira e conhecer mais a filosofia de investimento de um dos maiores investidores da bolsa brasileira, Luiz Barsi Filho.
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia