04/12/2021 às 11h29min - Atualizada em 04/12/2021 às 11h29min

Educação infantil: segmento é primordial no desenvolvimento da aprendizagem

AB Notícias News
G1
Reprodução

A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica e é considerada uma das mais importantes para a formação. Isso porque é nesse momento que a criança amplia seu convívio social: se antes a convivência era restrita aos pais e familiares, quando entra na escola, há uma expansão dessas relações e os laços sociais passam a abranger outras crianças e adultos.

É também nesse segmento que a criança começa a aprender a se expressar das mais variadas formas e a utilizar diferentes linguagens para se comunicar. Por isso, é importante que a função de educar venha sempre acompanhada do caráter lúdico das atividades. O bom aproveitamento dessa fase vai permitir que as crianças cresçam se sentindo mais seguras para tomar decisões durante a juventude e, sobretudo, na vida adulta.

Confira abaixo algumas escolas em Juiz de Fora que possuem sua proposta pedagógica alinhada com o desenvolvimento de aspectos físicos, motores, cognitivos, sociais e emocionais. O foco nessas questões aguça a curiosidade desde cedo e estimula as descobertas e experimentações.

Dividida em Berçário I e II, Maternal I e II e Pré-escola I e II, a educação infantil do Colégio Sarah Dawsey conta com diversas atividades necessárias para o desenvolvimento da criança, planejadas de acordo com a faixa etária. Nesse segmento, os alunos contam com aulas de natação, música, livros, brinquedos e diversos materiais proporcionando, assim, novas experiências.

Além disso, as crianças são direcionadas para a socialização, independência, uso da linguagem, desenvolvimento do raciocínio e formação de hábitos alimentares gradativamente. Tudo isso em um ambiente seguro e afetivo.

O Colégio APOGEU recebe crianças a partir dos quatro meses de idade, em período integral ou parcial. O desenvolvimento do aluno ocorre através dos pilares que sustentam o Movimento Híbrido de Aprendizagem (MHA), tendo como foco as habilidades socioemocionais e a utilização de diversos materiais lúdicos.

A Rede ainda disponibiliza o APP APOGEU, ferramenta que permite o compartilhamento dos melhores momentos com as famílias, deixando-as por dentro de tudo o que acontece. Já o Monitoramento Escolar da Saúde Infantil (MESI) oferece serviços interdisciplinares de atenção, prevenção e promoção à saúde. A Rede também oferece projetos como: pequenos cozinheiros, mundo animal e ciranda de livros.

Fundada em 1965, a Escola Internacional Saci adota o tradicional Sistema Montessori. São oferecidas atividades de aprendizagem planejadas para desenvolver as linguagens, emoções e mente matemática. O currículo da escola conta com educação cósmica, aula de artes, vida prática e educação física (psicomotricidade). Tudo isso ocorre um espaço estimulante, educativo e seguro.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia