04/12/2021 às 09h49min - Atualizada em 04/12/2021 às 09h49min

Após 13 anos no comando da Cepal, Bárcena anuncia que deixará cargo em 2022

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
A secretária executiva da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), Alicia Bárcena, anunciou nesta sexta-feira que vai deixar o cargo em março de 2022, encerrando um período de mais de 13 anos à frente da entidade.

A diplomata e advogada mexicana assumiu o cargo em 1º de julho de 2008, tendo sido nomeada pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. Ela tornou-se a primeira mulher a comandar a Cepal.


O anúncio de Bárcena foi feito na sede das Nações Unidas, durante o 36º período de sessões do Comitê Plenário da Cepal.

Em vídeo, o atual secretário-geral da ONU, António Guterres, destacou que Bárcena consolidou sua posição como "progressista e visionária", desenvolvendo seu trabalho com "liderança estelar" e reunindo os mais diversos agentes da América Latina e do Caribe, incluindo chefes de Estado, comunidades locais, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e entidades multilaterais.

"Ela foi uma das primeiras na ONU a colocar a igualdade em suas múltiplas manifestações, incluindo a igualdade de gênero, como pedra angular do desenvolvimento sustentável, e a destacar os desafios específicos dos países de renda média", afirmou Guterres em seu discurso de agradecimento pelos anos de serviço de Bárcena.

"Por mais de 25 anos, sua visão ajudou a moldar o pensamento progressista em torno do desenvolvimento de nossa Organização, na América Latina e no mundo inteiro", acrescentou. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia