04/12/2021 às 09h49min - Atualizada em 04/12/2021 às 09h49min

Ministério Público de Honduras investiga adulteração de boletins de voto

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
 O Ministério Público de Honduras anunciou nesta sexta feira que está abrindo uma investigação sobre alegadas adulterações de boletins de registros eleitorais das eleições de 28 de novembro e solicitou apoio documental do Conselho Nacional Eleitoral (CNE ) e envelope ou caixa eletrônica.

O Ministério Público do país comunicou que “determinou de imediato a investigação dos factos denunciados pelos conselheiros (CNE) Rixi Moncada e Ana Paola Hall, ordenando prontamente os procedimentos pertinentes e utilizando-a para apurar a existência de uma responsabilidade punitiva e livre . pesos envolvidos ".

Moncada e Hall denunciam nas redes sociais uma "adulteração refletida no anexo ao boletim 10134" que "prova um crime eleitoral que deve ser investigado". Esta adulteração favorece o ex-Ministro da Presidência, Ebal Díaz, na eleição para deputado, de acordo com os conselheiros do corpo eleitoral.

O Ministério Público destaca que é dever do Estado garantir o livre exercício do sufrágio e respeitar o povo hondurenho.

A investigação do caso será realizada pela Unidade Especializada contra Crimes Eleitorais (UUECDE) do próprio Ministério Público, que recebe diversas denúncias de crimes eleitorais, como boletins eleitorais que mostram todas as urnas com zero votos.

As eleições realizadas no último domingo foram feitas com incidentes e com grande participação de hondurenhos, em acordo com diversos setores locais e observadores internacionais.

Segundo o último boletim da CNE, que aponta 71,48% da pressa cumprida, a Xiomara Castro, presidente virtual eleita, teve 1.265.102 votos, contra 889.460 de Nasry Asfura, ou candidato do governador do Partido Nacional. 

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia