03/12/2021 às 19h30min - Atualizada em 03/12/2021 às 19h30min

Maior região da Bolívia adota novas restrições durante 4ª onda de contágios

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Divulgação
A região boliviana de Santa Cruz, a maior e mais afetada pela pandemia de covid-19, estabeleceu nesta sexta-feira uma série de medidas para frear a quarta onda de contágios no país, entre elas restrições de circulação de pessoas e veículos e a proibição de eventos de massa.

As novas regras foram tomadas em uma reunião do Comitê de Operações de Emergência Departamental (COED), com a participação de autoridades regionais e municipais, empresários, comerciantes informais e médicos, entre outros setores.


O documento lido pelo secretário da Saúde e Desenvolvimento Humano do Gabinete do Governador, Fernando Pacheco, estabelece a proibição da circulação diária de veículos e pessoas de 2h às 5h a partir deste sábado até 20 de dezembro, exceto nos setores considerados essenciais, incluindo profissionais da saúde.

Os veículos de carga que fornecem alimentos, abastecimentos e matérias-primas a todo o departamento poderão circular sem restrições, de acordo com as conclusões da reunião.

No mesmo período, serão permitidas atividades em locais como lojas e mercados até à 1h, "no estrito cumprimento das medidas de biossegurança" que incluem a utilização de máscaras, desinfecção e lavagem permanente das mãos e distanciamento físico.

Também foi recomendado proibir a realização de eventos que envolvam multidões, como shows, atividades esportivas, boates, festas de formatura e de fim de ano.

"Se o número de casos continuar a aumentar e a população continuar a se comportar de forma inadequada, poderão ser tomadas medidas restritivas", afirma o documento.

Outro ponto recomenda que entidades públicas e privadas promovam a vacinação contra a covid-19 entre os seus empregados e exige que os municípios acelerem o processo de imunização da população.

A região de Santa Cruz exigiu que o governo nacional "forneça artigos de saúde" para reforçar os hospitais diante da quarta onda da pandemia.

Há alguns dias, o governo de Santa Cruz declarou um "alerta vermelho de saúde" devido ao aumento do número de casos diários e nesta semana declarou uma "emergência sanitária departamental" para convocar o COED e definir medidas para conter a doença.

Com cerca de 3,3 milhões de habitantes, Santa Cruz totaliza 194.559 de casos de covid-19 e 7.629 mortes desde março de 2020, quando foram detectados os primeiros casos da doença na Bolívia. Em nível nacional, o território boliviano já registrou 540.869 casos e 19.205 mortes, segundo o último boletim oficial.

Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia