03/12/2021 às 16h49min - Atualizada em 03/12/2021 às 17h01min

Tecnologia brasileira recebe registro de eficiência validado pelo Hospital de Clínicas da USP

Inédita no país, a solução desenvolvida pela empresa paranaense Helper Tecnologia se propõe a cooperar e atualizar os tradicionais módulos de segurança urbana

SALA DA NOTÍCIA P+G Comunicação Integrada
O tema da segurança, no contexto de prevenção e proteção das pessoas e patrimônios em áreas urbanas, é objeto de estudo e pesquisa do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP desde 2015. Durante o período, foram avaliadas diversas iniciativas com o intuito de promover segurança, zeladora e mobilidade urbana na região. Destas, o Totem de Segurança da Helper Tecnologia, empresa paranaense referência em soluções de segurança urbana no país, acaba de receber um registro de eficiência validado pela instituição.

A validação foi concedida após três fases de pesquisa: estudo da região e implantação da tecnologia contemplando a opinião da população e de profissionais de segurança; análise conceitual, com finalidade de verificar na prática as melhorias que o equipamento oferece para a qualidade de vida da comunidade; e medições e impressões pós-período observatório, que analisa de forma mais ampla os níveis de eficiência da tecnologia após dois anos de atuação integrada e participativa com as demais ações em prol da segurança com olhar à qualidade de vida.


“A segurança pública em grandes centros urbanos é uma prioridade para a sociedade. Este trabalho pioneiro do complexo HC-FMUSP no emprego de totens de segurança em áreas de intensa circulação de pessoas é, sem dúvidas, de extrema relevância no avanço do uso da tecnologia em benefício da sociedade”, comenta o Professor Doutor da USP, Marcelo Knorich Zuffo. “O Totem de Segurança ali instalado, de forma pioneira na região, eleva a segurança pública a um patamar tecnológico estratégico, no qual monitora o perímetro de forma preventiva e traz eficiente tranquilidade ao mesmo tempo que intimida possíveis delitos no local”, diz o Presidente da Associação de Bairro Viva Pacaembu por São Paulo, Fábio Benini Cabral.

Inédita no país, a solução se propõe a atualizar os tradicionais módulos de segurança policiais, otimizando a atuação das forças de segurança. A tecnologia apresenta também um conjunto de câmeras que, a partir de um Centro Integrado de Controle e Comando, permitem monitorar as localidades em 360 graus de forma simultâneas, disponibilizando, entre outras vantagens, o zoom para aproximação da verificação de ocorrências, além de oferecerem um canal de comunicação direto com as forças policiais. Os equipamentos contam ainda com um sistema de giroflex para alertas instantâneos e podem ser programados para repassar mensagens à população.

“Nosso projeto é focado na prevenção e traz um ganho neste sentido. Por ser um totem vertical, ele tem visibilidade e traz mais sensação de segurança. Além disso, o monitoramento contínuo do totem permite que os guardas façam as rondas de forma mais ostensiva e efetiva”, explica o Diretor da Helper Tecnologia, Edison Endo. “Estamos muito felizes em saber que a tecnologia do nosso Totem de Segurança foi objeto de estudo e pesquisa recente no maior Complexo de Saúde Pública da América Latina e mais felizes ainda em saber que estamos contribuindo efetivamente na segurança de milhares de pessoas”, comemora.

Em Santa Bárbara D'Oeste, no interior de São Paulo, a implementação de 22 totens elevou o município ao 1º lugar do ranking de segurança estadual, segundo o levantamento do Instituto Sou da Paz, com o menor IECV (Índice de Exposição aos Crimes Violentes). “Santa Bárbara D’Oeste é a prova de que com inteligência, planejamento e tecnologia é possível atingir um modelo de segurança de excelência”, aponta Endo.

Além do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP), os totens da Helper Tecnologia já estão presentes em diversos outros municípios espalhados por cinco estados brasileiros, entre eles Balneário Camboriú (SC), Saudade do Iguaçu (PR), Ponta Grossa (PR), São José dos Pinhais (PR), Cotia (SP), Artur Nogueira (SP), Três Corações (MG), Resende (RJ) e a Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), em Curitiba (PR).

Para mais informações, acesse o site www.helpertecnologia.com.br.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia