03/12/2021 às 13h47min - Atualizada em 03/12/2021 às 17h01min

Tatuagem X ambiente de trabalho: até quando isso será um tabu?

Tatuagem exposta seria um empecilho para a conquista de um emprego?

SALA DA NOTÍCIA Marcos Tadeu Henriques Silva
https://sallestattoo.com.br
https://pixabay.com/pt/photos/tatuagens-tatuagem-braço-pele-1209589/

Nos anos 90 e 2000, era comum ouvirmos que a tatuagem exposta seria um empecilho para a conquista de um emprego. No entanto, será que esse ainda é o cenário mais comum no país?

O medo de que a tatuagem seja um empecilho para conquistar o emprego que sempre desejou ainda permeia muitas pessoas, impedindo de realizar o desejo de fazer o desenho que gostaria na própria pele.

Por isso, resolvemos falar um pouco mais sobre tatuagem versus ambiente de trabalho, para que possamos atualizar esse panorama geral sobre como a sociedade vê os desenhos corporais.

Tatuagem ainda é um tabu no ambiente de trabalho?

De acordo com o artigo 482 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), tatuagem não é motivo para uma demissão por justa causa. Muito embora, algumas empresas mais tradicionais busquem observar se o funcionário possui algum desenho exposto.

Mesmo que não seja possível demitir de acordo com a Lei, as empresas que buscam um determinado perfil de profissionais mais conservadores, acabam não contratando ao observar desenhos mais chamativos.

A Lei nº 9.029/95 prevê como crime a discriminação de pessoas com tatuagem e piercing no ambiente de trabalho. Mas infelizmente, a discriminação ainda existe.

O que faz com que os profissionais que já fizeram a tatuagem optem por usar roupas mais compostas que escondam os desenhos na entrevista.

Dessa forma, o profissional consegue se destacar por sua competência sem que o desenho atrapalhe na conquista da vaga.

Tatuagem não define capacidade profissional

Muito embora ainda exista tanto tabu sobre os desenhos corporais, é fato que o gosto por tatuagens não define a capacidade que um profissional tem de desempenhar suas funções.

Mas vale a pena observar alguns fatores e entender a dinâmica social antes de fazer tatuagens em locais que ficam difíceis de cobrir com roupa.

Sua área de atuação é mais conservadora? Na publicidade, comunicação, design, arquitetura e demais áreas mais criativas, é natural que a tatuagem e piercings sejam aceitos.

No entanto, em empresas mais conservadoras que exigem um dress code formal do profissional, é comum que o tabu ainda exista.

Infelizmente, uma ferramenta para lidar com a questão é optar por tatuagens que possam ser cobertas pela roupa. De modo que, a tatuagem não seja visível no dia da entrevista.

Dessa forma, o profissional se resguarda dos preconceitos, podendo utilizar o desenho que é de sua preferência quando está em seu momento de lazer. E sem correr o risco de perder uma oportunidade de emprego por causa de um desenho que não define sua capacidade.

O preconceito em relação ao desenho corporal

Infelizmente, os profissionais tatuados continuam tendo que lidar com o preconceito e comprovar sua capacidade que é independente de quantas tatuagens cada pessoa escolhe ter.

Para evitar olhares e questionamentos desagradáveis, muitos optam pelo uso de roupas cobrindo os desenhos durante o expediente.

Enquanto outros profissionais simplesmente lidam com os curiosos colocando-os em seu devido lugar. É uma escolha que deve ser feita de modo consciente, sabendo que o preconceito ainda faz parte da sociedade.

Considerar todos os fatores citados te ajuda a optar por um desenho que possa satisfazer seu sonho de se tatuar, sem prejudicar sua vida profissional. Afinal, o correto é que a tatuagem não causasse problemas para sua carreira.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia