03/12/2021 às 15h45min - Atualizada em 03/12/2021 às 15h45min

Prefeitura de Carinhanha lançará projeto de Agricultura Familiar

Iniciativa tem como objetivo garantir a independência financeira dos moradores e estimular a economia do município

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Reprodução

Prefeita de Carinhanha de 2005 a 2012, Chica do PT assumiu novamente a administração da cidade, em janeiro deste ano, para reconstruir o município, localizado no Oeste da Bahia, às margens do Rio São Francisco. A gestão começou investindo na assistência social e nos serviços de saúde para promover a melhoria da qualidade de vida do povo e, passados 11 meses, aposta em um projeto voltado para a agricultura familiar, que será lançado neste mês a partir da criação da Secretaria de Agricultura Familiar. O objetivo é garantir a independência financeira dos moradores do município ao mesmo tempo em que se estimula o crescimento econômico, em uma ação integrada com outras secretarias.

Com quase 30 mil habitantes, Carinhanha tem mais da metade da população morando na zona rural, se dedicando ao cultivo de plantações e produção de alimentos, além de criação de animais. O projeto de Agricultura Familiar, que foi iniciado com um projeto-piloto na comunidade rural Agrovila 16, no entanto, beneficiará não apenas os agricultores familiares como toda a população. Isso porque o desenvolvimento da atividade terá impactos em toda a comunidade com o fortalecimento da atividade econômica.

“Acredito na inclusão social se os mais pobres participarem do processo de produção, e o modo petista de governar é para todos. Por isso vamos investir em uma atividade como a agricultura familiar que aqui terá grande impacto, tanto na dinâmica econômica quanto na inclusão social", afirmou Chica, que destacou a realização de uma assembleia, com a participação dos moradores em que foram ouvidas suas demandas e definida a prioridade de investimento na agricultura familiar para atender a todos.

Como a gestão pretende fazer do projeto de agricultura familiar uma iniciativa inclusiva, toda ação será integrada. Dessa forma, haverá uma dinâmica de transversalidade com outras secretarias, a exemplo das pastas de saúde, educação e assistência social para garantir acesso ao atendimento de saúde, educacional e de assistência para a população do campo, explica a futura secretária de Agricultura, Ivani Pereira Santos.

“O contexto do projeto não é só produzir, é integrar todas as ações produtivas, sociais, educacionais, de saúde, ambiental e econômica. A Secretaria não pode focar só na produção sem priorizar outras necessidades, como as condições sociais, como por exemplo, deixar de dar assistência às pessoas que moram no campo e às vezes não têm nem documentação, não frequentam a escola ou mesmo em uma situação em que uma mãe sofre violência doméstica. Nesse último caso, prestamos assistência com o CRAS, por meio da assistência social. Por isso, é preciso trabalhar de forma integrada”, destaca Ivani.

Produção

De responsabilidade da nova Secretaria e com recursos do próprio município e do Governo do Estado, o projeto contará com apoio e planejamento da pasta. Assim, serão criadas condições para o desenvolvimento do cultivo de milho, mandioca, produção de farinha, beiju, criação de peixes e de galinhas, por meio de assistência técnica de biólogos e fiscais de meio ambiente. Todos esses produtos, prevê a gestão, serão utilizados para sustento dos próprios agricultores e vendidos na cidade, através da feira no Mercado Municipal, construída recentemente pelo governador Rui Costa, e da Secretaria de Educação para o preparo da merenda escolar.

Comunidades

Iniciado por um projeto-piloto na comunidade rural da Agrovila 16 para garantir a viabilidade da iniciativa, o projeto contemplará uma extensa região, a maior da cadeia produtiva de Carinhanha. Nesse trecho estão comunidades como Agrovila 23, Canabrava, Vila São João, Marrequeiro, Duas Irmãs, Estreito e Nucelo, dentre outras. Todas elas receberão estrutura para a viabilidade do cultivo e criação de animais, com realização de topografia, manejo, construção de poços artesianos e tanques.

Para garantir o escoamento da produção, a prefeita solicitou ao Governo do Estado a recuperação do trecho da BA 161 que se comunica com as estradas vicinais, por meio das quais se chega às comunidades rurais de Carinhanha. “A parceria com os governos estaduais das gestões petistas, desde a administração de Jaques Wagner e agora com continuidade de Rui Costa, é fundamental para o desenvolvimento de Carinhanha. E não tenho dúvida de que apesar de ter encontrado o município sucateado, já estamos avançando”, afirmou Chica.
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia