03/12/2021 às 12h59min - Atualizada em 03/12/2021 às 13h31min

Como elaborar uma estratégia de marketing de resultado

Veja as dicas do especialista Thiago Shimada para impulsionar os resultados do seu negócio

SALA DA NOTÍCIA Promenade Comunicação
Pixabay

Ao decidir realizar o planejamento de uma empresa, muitas pessoas acabam se equivocando logo no início. Thiago Shimada, CEO da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócios, destaca um dos mais comuns nesse sentido. “Entender o que é marketing e o que é publicidade é essencial para se desenhar os caminhos que se quer trilhar até a prosperidade”.

De forma complementar, Shimada diz o que, em geral, ocorre e o porquê disso. “Normalmente as pessoas chamam de marketing o que, na verdade, é publicidade como: anúncio, catálogo, folheto. De forma resumida, tudo aquilo que você pensa na forma é publicidade. Marketing é, essencialmente, entender número e estratégia do negócio e o que você pretende fazer com base no que você tem por objetivo. Esse desalinhamento contínuo faz com que empreendedores se frustrem pois continuamente EXECUTAM AÇÕES E INVESTEM SEM RESULTADO.

Visando minimizar essa confusão conceitual e ser mais assertivo ao traçar um plano de ação para o seu negócio, Shimada listou algumas dicas essenciais para serem seguidas no caminho à UM PLANEJAMENTO DE RESULTADO.

  1. Estratégia 

Entender a estratégia do negócio é compreender, com clareza, quem é a sua persona, ou seja: quais são as dores e necessidades que ela tem e como você pode ajudá-la. Imagine que você tem uma loja especializada por profissional e você sabe o que cada um precisa. Logo, sua estratégia não deve ser focada em design e sim em preço baixo, com reposição constante para não haver ruptura do produto e garantir um ganho de rentabilidade em venda de volume. Sendo assim, sua estratégia deve ser baseada, desde o começo, em olhar para essa persona e desenhar a forma de trabalho a partir disso.

  1. Canais de Comunicação

Entenda quais são os canais disponíveis para que você leve a mensagem desejada ao seu consumidor. Por exemplo, a loja física é um canal, um ponto de vendas (PDV). Outras formas de comunicar essa mensagem: redes sociais, sites, google, TV, rádio, mobiliário urbano, entre outros. Então, aqui, são dois pontos essenciais. Entender sua verba para investir em canais de comunicação, para saber qual é adequado à sua realidade. E, principalmente, onde está a sua persona. Por exemplo, se o seu foco é o idoso é pouco recomendado que a base da sua campanha seja feita em rede social, porque grande parte dos idosos ainda está em processo de se digitalizar, entender o processo. Da mesma forma que é pouco provável que um jovem em torno de 30 anos seja audiência do canal do Lucas Neto, que é especializado em crianças. Logo, conhecer sua persona é fundamental na escolha dos meios de comunicação para o seu negócio.

  1. Mensagem

Defina, com clareza, a mensagem que você quer passar e o valor que está sendo gerado por meio daquela entrega. Por exemplo, o serviço de limpeza dos filtros de ar do carro sempre foi oferecido. No entanto, durante a pandemia, a mensagem mudou para destacar a eliminação dos germes ligados à contaminação do Covid. Ou seja: foi acessada à zona de dor de alguém, ao mesmo tempo que se apresenta, em detalhes, aquilo que é oferecido e entregue.

  1. Fluxo de Vendas

Tenha um fluxo de vendas linear, sem rupturas. Em outras palavras: se você abriu um anúncio no google, ele vai levar para o seu site. Chegando lá, ele precisa entrar, especificamente, na oferta que você está fazendo. E, ali, é preciso ter o link direto de compra ou um outro canal de vendas (como o whatsapp), para que a pessoa possa, de fato, fazer a compra. Apenas com o fluxo montado de ponta a ponta é que você pode ativar a sua campanha. Isso porque, do contrário, a probabilidade de perda é enorme, você pode estar pensando que as informações estão ali na página, mas se engana, pois caso o consumidor não tenha fácil acesso a ela, ele simplesmente sai da página. O mesmo acontece na loja física. Lembre-se: o consumidor não mudou, ele apenas está no ambiente digital.

  1. Indicadores

Por fim, trace e defina indicadores. É preciso medir se aquilo que você fez foi ou não efetivo. Dessa forma, é possível analisar e aprimorar de uma campanha para outra, com base em dados sendo cada vez mais assertivos. Assim, com essa formulação bastante simples, porém nada fácil, já que envolve energia e desempenho, você vai conseguir desenvolver uma estratégia de marketing e publicidade muito forte e assertiva que, certamente, trará muito resultado para você e para o seu negócio. 

Thiago Shimada

CEO da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no varejo, experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa dedicação no estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos, mais de uma centena de empresas, que variam de startups a companhias que figuram entre as 1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a marca de mais de R$ 35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de seus clientes.

Saiba mais: https://thiagoshimada.com.br/

https://academiadamarca.com.br/

Informações à imprensa
Renata Bernardes
Promenade Comunicação
11 98326-8408







 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia