Ao decidir realizar o planejamento de uma empresa, muitas pessoas acabam se equivocando logo no início. Thiago Shimada, CEO da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócios, destaca um dos mais comuns nesse sentido. “Entender o que é marketing e o que é publicidade é essencial para se desenhar os caminhos que se quer trilhar até a prosperidade”.
De forma complementar, Shimada diz o que, em geral, ocorre e o porquê disso. “Normalmente as pessoas chamam de marketing o que, na verdade, é publicidade como: anúncio, catálogo, folheto. De forma resumida, tudo aquilo que você pensa na forma é publicidade. Marketing é, essencialmente, entender número e estratégia do negócio e o que você pretende fazer com base no que você tem por objetivo. Esse desalinhamento contínuo faz com que empreendedores se frustrem pois continuamente EXECUTAM AÇÕES E INVESTEM SEM RESULTADO.
Visando minimizar essa confusão conceitual e ser mais assertivo ao traçar um plano de ação para o seu negócio, Shimada listou algumas dicas essenciais para serem seguidas no caminho à UM PLANEJAMENTO DE RESULTADO.
Entender a estratégia do negócio é compreender, com clareza, quem é a sua persona, ou seja: quais são as dores e necessidades que ela tem e como você pode ajudá-la. Imagine que você tem uma loja especializada por profissional e você sabe o que cada um precisa. Logo, sua estratégia não deve ser focada em design e sim em preço baixo, com reposição constante para não haver ruptura do produto e garantir um ganho de rentabilidade em venda de volume. Sendo assim, sua estratégia deve ser baseada, desde o começo, em olhar para essa persona e desenhar a forma de trabalho a partir disso.
Entenda quais são os canais disponíveis para que você leve a mensagem desejada ao seu consumidor. Por exemplo, a loja física é um canal, um ponto de vendas (PDV). Outras formas de comunicar essa mensagem: redes sociais, sites, google, TV, rádio, mobiliário urbano, entre outros. Então, aqui, são dois pontos essenciais. Entender sua verba para investir em canais de comunicação, para saber qual é adequado à sua realidade. E, principalmente, onde está a sua persona. Por exemplo, se o seu foco é o idoso é pouco recomendado que a base da sua campanha seja feita em rede social, porque grande parte dos idosos ainda está em processo de se digitalizar, entender o processo. Da mesma forma que é pouco provável que um jovem em torno de 30 anos seja audiência do canal do Lucas Neto, que é especializado em crianças. Logo, conhecer sua persona é fundamental na escolha dos meios de comunicação para o seu negócio.
Defina, com clareza, a mensagem que você quer passar e o valor que está sendo gerado por meio daquela entrega. Por exemplo, o serviço de limpeza dos filtros de ar do carro sempre foi oferecido. No entanto, durante a pandemia, a mensagem mudou para destacar a eliminação dos germes ligados à contaminação do Covid. Ou seja: foi acessada à zona de dor de alguém, ao mesmo tempo que se apresenta, em detalhes, aquilo que é oferecido e entregue.
Tenha um fluxo de vendas linear, sem rupturas. Em outras palavras: se você abriu um anúncio no google, ele vai levar para o seu site. Chegando lá, ele precisa entrar, especificamente, na oferta que você está fazendo. E, ali, é preciso ter o link direto de compra ou um outro canal de vendas (como o whatsapp), para que a pessoa possa, de fato, fazer a compra. Apenas com o fluxo montado de ponta a ponta é que você pode ativar a sua campanha. Isso porque, do contrário, a probabilidade de perda é enorme, você pode estar pensando que as informações estão ali na página, mas se engana, pois caso o consumidor não tenha fácil acesso a ela, ele simplesmente sai da página. O mesmo acontece na loja física. Lembre-se: o consumidor não mudou, ele apenas está no ambiente digital.
Por fim, trace e defina indicadores. É preciso medir se aquilo que você fez foi ou não efetivo. Dessa forma, é possível analisar e aprimorar de uma campanha para outra, com base em dados sendo cada vez mais assertivos. Assim, com essa formulação bastante simples, porém nada fácil, já que envolve energia e desempenho, você vai conseguir desenvolver uma estratégia de marketing e publicidade muito forte e assertiva que, certamente, trará muito resultado para você e para o seu negócio.
Thiago Shimada
CEO da Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio. Com suas vivências no varejo, experiências no mundo do marketing e publicidade, e uma intensa dedicação no estudo de mentes empreendedoras, ele ajudou, ao longo de 7 anos, mais de uma centena de empresas, que variam de startups a companhias que figuram entre as 1000 maiores do Brasil. Seus esforços ainda ultrapassam a marca de mais de R$ 35 milhões de incremento no faturamento dos negócios de seus clientes.
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