03/12/2021 às 12h47min - Atualizada em 03/12/2021 às 12h47min

Análise: Agronegócio pesa no PIB na medida em que clima afeta resultados

AB Notícias News
O petróleo
Reprodução

A escassez de chuvas que afetou as lavouras desde o segundo semestre de 2020 até o início desta primavera derrubou o PIB da agropecuária brasileira no terceiro trimestre. De acordo com dados divulgados quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor caiu 8% na comparação com o segundo trimestre e 9% na comparação anual.

Já são esperados recuos na comparação entre o terceiro e o segundo trimestres, por conta do fim da safra de soja, principal safra do Brasil. Mas o clima e a revisão do IBGE para o crescimento do setor em 2020, que passou de 2% para 3,8%, aumentaram a base de comparação e aprofundaram a tendência, surpreendendo os economistas. “Não foi uma revisão pequena”, disse Renato Conchon, chefe do Núcleo Econômico da Confederação da Agricultura do Brasil (CNA).

Mascarados, em certa medida, pelo bom desempenho da soja entre janeiro e junho, os problemas climáticos prejudicaram sobretudo o milho, o algodão, a cana-de-açúcar, o café e a laranja, safras cujas safras têm forte peso no PIB entre julho e setembro. E o impacto negativo certamente será percebido também no resultado deste quarto trimestre, período em que cana-de-açúcar, café e laranja continuam tendo grande impacto no PIB agrícola.

Segundo o IBGE, o café teve a maior queda na estimativa da produção anual (22,4%), seguido pelo algodão (17,5%), milho (16%), laranja (13,8%) e cana-de-açúcar (7,6%).

Com o golpe do terceiro trimestre, são esperados ajustes consideráveis ​​nas expectativas para o ano todo. “Vamos revisar nossas projeções para baixo. Tínhamos expectativas de crescimento de 2,3% em 2021, mas deveríamos ficar com 2%, no máximo ”, disse Conchon.

Em setembro, por conta da estiagem, o Instituto de Pesquisa em Economia Aplicada (Ipea) reduziu sua projeção para o aumento do PIB agrícola em 2021 de 1,7% para 1,2%. Agora um novo corte é esperado. O mesmo deve ocorrer nos cenários traçados por consultorias, algumas delas ainda trabalhando com crescimento acima de 2%.

Os resultados surpreenderam em parte pelos preços das commodities, que continuam elevados e amenizam os problemas gerados pela queda na produção. Mas o fato é que o clima foi o vilão, e ainda haverá reflexos das dificuldades deste ano nas safras das perenes em 2022 – embora para os grãos, as perspectivas climáticas sejam bem mais positivas e deva haver um novo recorde de produção em a safra 2021/22.

“É preciso considerar que a agricultura sofreu um choque climático sem paralelo nos últimos tempos. É o efeito da natureza. Se o agronegócio tivesse ficado em zero, o crescimento do PIB teria sido de 0,3% no trimestre ”, disse Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica. O resultado ruim da agricultura poderia ter sido ainda pior no período, não fosse o aumento da produção de trigo.

Renato Conchon, da CNA, lembrou que a agricultura tem aumentado sua participação no PIB do país. A participação da produção “dentro da porta da fazenda” no total, excluindo a agricultura industrial, saltou da faixa tradicional entre 5% e 5,5% para perto de 7% em 2020, de acordo com a revisão feita pelo IBGE. Em 2021, a projeção do instituto era chegar a 7,9%, mas a participação será menor. A CNA acredita que em 2022 o percentual poderá chegar a 8,3%, e que a partir de 2023, com a recuperação dos demais setores da economia, haverá um retorno entre 5,5% e 6%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia