Em sua 41ª edição, o Prêmio Ser Humano da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) é um reconhecimento às organizações e estudantes que contribuem com projetos diferenciados e inovadores para a evolução da gestão com pessoas como área do conhecimento e de desenvolvimento humano e empresarial.
Inserido e alinhado ao propósito do Prêmio, o projeto “Primeiro Emprego Decente: Formando Jovens e Transformando Futuros – Deles e das Empresas” trata a empregabilidade de uma geração de jovens, não somente como uma ação de responsabilidade social, mas como decisão estratégica para o pequeno empresário e para a sociedade. Maurício Salkini, autor do projeto, foi premiado pela segunda vez, sendo a primeira com o Treinamento Cult.
De acordo com Maurício Salkini, administrador de empresas e franqueado da rede de franquias Rei do Mate, na cidade do Rio de Janeiro, o tema do projeto é uma bandeira que ele defende, entre pesquisas na UFF (grupo pesquisa PIPAS-UFF) e fóruns que participa como convidado.
“Há uma urgência social por poder dar o primeiro emprego aos jovens. É muito agradável ser reconhecido por esse trabalho e pela ideia que defendo, além de ter a oportunidade de trazer à luz esta discussão de relevância social”, observa.
“Investir no Primeiro Emprego Decente (PED) é uma atitude de disputa empresarial e de cidadania. Cada empresa que contrata jovens para a primeira experiência profissional decente contribui para tirar uma família da informalidade e da vulnerabilidade social. A contratante também experimenta a energia de uma geração ansiosa para poder provar o seu valor, uma geração que me ensina sobre como uma cultura formadora é capaz de produzir um espaço onde se torna possível o aprendizado permanente entre e/ ou com os funcionários, fornecedores e clientes”, reforça Mauricio Salkini, na apresentação do premiado Projeto.
Franqueado desde 2006 e administrador de três lojas do Rei do Mate - Pop Mall, Leader Plaza e Praça XV, localizadas nas cidades do Rio de Janeiro e de Niterói, Mauricio Salkini também entende o próprio negócio como cenário de suas iniciativas e entende o importante papel da rede Rei do Mate nesse contexto, especialmente pelo apoio total da franquia para com suas práticas inovadoras e voltadas aos seus Recursos Humanos”, observa.
Antonio Carlos Nasraui, CEO do Rei do Mate, comemora o importante reconhecimento do Projeto conduzido por seu franqueado e reforça o compromisso permanente da franquia em reconhecer o potencial dos jovens entre os seus colaboradores.
Para Adriana Lima, Diretora de Operações do Rei do Mate, a premiação do franqueado reflete o momento pelo qual o mundo e o nosso país atravessam. “É preciso replicar iniciativas como as de Maurício Salkini em busca de conscientizar a sociedade sobre a força que podemos ter diante de causas sociais, ajudando a construir um Brasil melhor”, destaca.
Sobre Rei do Mate
Em 1978, foi fundada a primeira loja pelo empresário Kalil Nasraui, na famosa esquina paulista das Avenidas Ipiranga e São João. Com apenas 20 m², conquistou os primeiros consumidores com uma receita de chá própria, consumida pura ou com leite, limão, caju e maracujá. Foi sucesso na década de 1980, tornando-se um ponto tradicional no Centro Paulistano. Por mais de uma década, Rei do Mate manteve sete lojas próprias e mudou o hábito de consumo de chá dos paulistanos. A entrada da segunda geração da família na empresa, em 1991, estruturou o negócio para que fosse multiplicado como franquia. Foram desenvolvidos novos produtos, novas combinações da bebida – que hoje chega a mais de 100 – e o café e o pão de queijo foram incorporados ao cardápio. Hoje, a rede Rei do Mate conta com 300 lojas instaladas em 17 Estados. Com 43 anos de fundação e com 30 anos de franchising, é a maior rede de Casa de mate do País e é considerada também uma das maiores e mais renomadas cafeterias no formato franchising, tendo recebido o Prêmio Melhores Franquias do Brasil, 1º lugar entre as redes de cafeterias do País. Somando a isso, foi contemplada com 5 estrelas entre as 74 melhores redes de 2018/19 – premiação concedida pela PEGN, além de receber durante 22 anos consecutivos o Selo de Excelência da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Saiba mais: www.reidomate.com.br