15/07/2018 às 05h50min - Atualizada em 15/07/2018 às 05h50min

Beneficiários do Bolsa Família são medalhistas em olimpíadas de matemática

Quase mil deles já ganharam reconhecimento em competições que, entre cálculos e equações, trazem novas oportunidades de vida

Agência O Globo -
Agência O Globo -
Cartão do Programa Bolsa Família (//Divulgação

BRASÍLIA - A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada em 2005 para, entre outros objetivos, identificar jovens talentos que poderiam se perder pela precariedade do sistema educacional brasileiro. A avaliação tem obtido resultados em uma das parcelas mais vulneráveis da população: as famílias que recebem o Bolsa Família. Nos último sete anos, 999 beneficiários do programa foram medalhistas, de acordo com levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Esses estudantes conquistaram 1.288 medalhas — sendo 93 de ouro, 234 de prata e 961 de bronze —, além de 465 menções honrosas.

Um deles é Luiz Vasconcelos Júnior, de 17 anos, da pequena cidade de São Luís de Montes Belos, em Goiás. Depois de ganhar seis medalhas, recebeu uma bolsa em uma escola particular no Rio de Janeiro, onde agora está estudando para realizar o sonho de cursar Engenharia Aeronáutica em dos institutos mais bem avaliados do país.

Da primeira vez que participou, aos 11 anos, Luiz ganhou uma medalha de bronze. Nos cinco anos seguintes, mais cinco premiações: outra de bronze, duas de prata e duas de ouro. O desempenho chamou a atenção do Colégio PH, que ofereceu a ele uma bolsa, incluindo alojamento e auxílio em despesas básicas. Lá, o estudante faz parte de uma turma focada especialmente nas provas do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto Militar de Engenharia (IME), que estão entre as mais difíceis do Brasil.

— A OBMEP com certeza mudou a minha vida. Tudo o que eu consegui foi em virtude da minha primeira medalha. Eu sempre gostei de matemática, desde que eu era pequeno, mas nunca tinha visto uma matemática tão diferente. Um pouco mais difícil, mas também mais criativa — comemora.

Antes de ir para o Rio, o adolescente teve outra conquista: foi selecionado em uma programa do governo de Goiás e fez um intercâmbio de um mês em Nova York, nos Estados Unidos. Foi a primeira viagem dele para fora do Brasil. Luiz também já foi medalhista em outras competições, como em olimpíadas de física e geografia.

A rotina de estudos é pesada: são cerca de 13 horas por dias, parte no colégio e parte em casa. Nos sábados, as aulas continuam, no domingo, geralmente há simulados. No pouco tempo livre — geralmente na tarde de domingo —, o jovem gosta de ir à praia e ao cinema:

— Acho que é importante as pessoas saberem que todo mundo pode tentar. Eu nasci no interior, com dificuldades. Se uma coisa é possível, eu tenho que tentar o máximo aquilo. O mais importante é tentar. E, quem sabe, conseguir.

A OBMEP é aplicada todos os anos para alunos do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de escolas públicas. São cerca de 18 milhões de inscritos, de 47 mil escolas, em 99% dos municípios brasileiros. São duas fases: na primeira, de múltipla escolha, participam todos os inscritos; da segunda, que é discursiva, participam os 5% com melhor nota na etapa anterior. De acordo com o desempenho nessa última avaliação, podem receber medalhas de ouro, prata e bronze ou uma menção honrosa.

Desde o ano passado, esta avaliação passou a substituir as primeiras fases da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) , que existe há mais de 30 anos e tem um nível de exigência mais elevado. Ela é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com recursos dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

O diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, destaca que, por estar presente em quase todos os municípios, a OBMEP gera oportunidades antes inexistentes.

— A Olimpíada, de um modo geral, acaba se tornando um instrumento para abrir oportunidades. Para quem está no Bolsa Família, isso acaba sendo um instrumento de justiça social — opina.

De acordo com Viana, um dos objetivos é oferecer a olimpíada para toda a educação básica. Neste ano, a prova será aplicada pela primeira vez para alunos do 4o e do 5o anos. O diretor-geral do Impa lembra que a meta não é estimular a competição, mas sim apresentar outra maneira de lidar com a matemática:

— É um programa para incentivar o gosto pela aprendizagem. A presença de um premiado na sala contribui para a melhora no desempenho da turma toda. Os benefícios são para todos.

A família de Luiz continua em São Luís de Montes Belos. Os pais, desempregados, vivem do que recebem do Bolsa Família e dos trabalhos que o pai consegue como pedreiro. A mãe, Maria Ivone Ferreira de Bastos, vende salgados e doces para tentar ajudar. As possibilidades de bolsas de estudo para o filho já tinham surgido antes, mas ela o achava muito novo. Maria Ivone ainda tenta se acostumar com a distância.

— Ele já tinha convite para ir para o Rio desde o primeiro ano. Não consegui deixá-lo ir. No segundo ano, convite novamente. No terceiro, falei: agora ele já está com 17 anos, não tenho mais o que fazer. Ano que vem já é faculdade. A gente vai se acostumando, se adaptando, mas fácil não é — conta.

Ela está feliz com porque o filho vai ter pelo menos oito dias de férias e a visita à família no fim do mês já está certa. É a primeira vez desde que saiu de casa. A mãe, no entanto, já está preocupada com a saudade que vai sentir quando Luiz retornar ao Rio:

— Estou contando os dias de ele vir, mas já estou pensando na volta...


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia