30/11/2021 às 17h54min - Atualizada em 30/11/2021 às 17h54min

Países da UE aprovam resolução que rechaça iniciativas como a Superliga

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
Os ministros dos Esportes de países que integram a União Europeia (UE) adotaram nesta terça-feira, por unanimidade, uma resolução sobre o Modelo Esportivo Europeu, que pede o fortalecimento do setor a partir de valores e da proteção de ameaças como as competições fechadas, como a Superliga.

A Uefa anunciou a aprovação da iniciativa, que já havia sido respaldada pelo Parlamento Europeu, indicando se tratar de "um marco, que dará forma ao esporte europeu nas próximas décadas".


"Para o futebol europeu, a posição do Conselho representa um apoio importantíssimo para nossos valores e a o modelo baseado na solidariedade. De fato, a visão política da UE oferece um amplo respaldo e se alinha com o modelo de governança da Uefa", apontou a entidade continental, por meio de comunicado.

A confederação europeia destacou que os 27 Estados que integram o bloco reconhecem o papel fundamental das federações na supervisão da organização e funcionamento dos respectivos esportes, e na conciliação das partes interessadas, para que todos contribuam com o saudável desenvolvimento do esporte.

A Uefa também destacou que a resolução e os recentes posicionamentos do Parlamento Europeu e da Comissão Europeia rechaçam competições fechadas, ou seja, cuja participação não obedeça a critérios esportivos, como a Superliga, cuja tentativa de criação ocorreu no ano passado.

Para o presidente da entidade de futebol, Aleksander Ceferin, "trata-se de uma declaração histórica de intenção por parte dos Estados membros da UE. Não cabe dúvida de que a Europa e o esporte europeu conseguirão proteger e promover nosso Modelo Esportivo".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia