30/11/2021 às 15h14min - Atualizada em 30/11/2021 às 15h14min

App permite aos usuários ver, sentir e ouvir pessoas à distância

Ferramenta desenvolvida por cientistas de uma universidade britânica usa robô e realidade virtual para transmitir sensações

AB NOTICIAS NEWS
R7
Divulgação

Pesquisadores da empresa Cyberselves, da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, desenvolveram um aplicativo de Realidade Aumentada (RA) que permite aos usuários ver, sentir e ouvir pessoas que estão a quilômetros de distância.

O app, que recebeu o nome de "Teleport", dá ao internauta o ponto de vista de um robô por meio de um fone de ouvido de Realidade Virtual (RV) e controladores de movimento portáteis.

Segundo o jornal americano The New York Times, a tecnologia foi utilizada pelo co-fundador e diretor técnico da Cyberselves, Daniel Camilleri, 28 anos, para a comparecer à festa de aniversário da avó, em Malta (um arquipélago na região central do Mar Mediterrâneo). Na ocasião, Camilleri estava em Lisboa, capital de Portugal, a cerca de 1.600 quilômetros de distância do evento.

"Estava numa conferência em Lisboa, mas, graças à ferramenta, pude ir a Malta, parabenizar minha avó e dar um abraço nela", afirmou ele ao NYT. Esta não é, no entanto, a única experiência que o Teleport pode proporcionar aos usuários.

O aplicativo pode ser um grande aliado, por exemplo, na realização de tarefas perigosas, como o descarte de bombas e operações de busca e resgate. Ou, ainda, na área de saúde, oferecendo cuidados mais eficientes e personalizados. A partir do app, é possível que especialistas visitem pacientes em diferentes países.

"Eles só precisam colocar um fone de ouvido RV para poder estar em Sheffield, olhando para o paciente", disse o diretor de pesquisa da Cyberselves, Tony Prescott, em entrevista à BBC.

 

Pandemia

O Cyberselves foi fundado em 2018 e lançado em 2020, cerca de uma semana antes de o Reino Unido ser fechado devido à pandemia da Covid-19. Mas, para a empresa, isso não foi de todo o mal.

Ao longo desse período, em que viagens internacionais se tornavam cada vez mais restritas e as pessoas ficaram impossibilitadas de se ver pessoalmente, a companhia teve a chance de mostrar a importância da tecnologia. Além disso, outra aplicação possível da ferramenta é permitir que as pessoas viagem e explorem lugares virtualmente, e em segurança.

"Isso pode significar, por exemplo, que partes da indústria do turismo podem continuar, apesar das restrições nesta ou em quaisquer futuras pandemias", afirmou o diretor de operações da Cyberselves, Michael Szollosky.

"Os robôs de telepresença, como são chamados, têm o potencial de nos ajudar a enfrentar muitos dos desafios que temos em todo o mundo, especialmente agora à luz da recente pandemia da Covid", completou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia