30/11/2021 às 12h47min - Atualizada em 30/11/2021 às 14h01min

Companhia O Grito estreia peça para evocar os fantasmas do teatro. Online de graça de 3 a 15 de dezembro

1002FANTASMAS (Uma aventura Mágica) é adaptação do novo livro, ainda inédito, da premiada escritora Heloisa Prieto, a ser lançado pelo selo Seguinte, da editora Companhia das Letras

SALA DA NOTÍCIA maria fernanda teixeira
Fellipe Oliveira
O que você faria se um fantasma assombrasse a sua família? E se uma ruiva misteriosa hipnotizasse a sua mãe? Para marcar seus 18 anos com espetáculo inédito, a Companhia O Grito renova a parceria com a premiada escritora infanto-juvenil Heloisa Prieto e leva para o palco 1002 Fantasmas, adaptação de seu livro inédito. Mesmo antes de ser publicada, a obra terá sua adaptação para o teatro com estreia no dia 3 de dezembro, às 10 horas, no Facebook da Companhia O Grito. São 12 exibições online e de graça, nos dias 4, 6, 11, 13 e 15 de dezembro pelos canais de Facebook da companhia e parceiros.

Ver datas e horários no serviço no final do texto. Com 50 minutos de duração, tem encenação e dramaturgia de Roberto Morettho, elenco formado com Junia Magi, Samira Pissinato, Camila Faria e Wilson Saraiva, criação musical de Mariane Mattoso, iluminação e cenário de Marisa Bentivegna, figurino e adereços de Telumi Hellen. Classificação livre. Recomendado para jovens e crianças.


Em 2009, O Grito já havia bebido em referências literárias ao adaptar para o palco 1001 Fantasmas, da mesma autora, que se tornou um dos espetáculos de mais longa trajetória do grupo. A nova criação leva para a cena uma aventura sobrenatural, destavez jogando com os fantasmas do teatro. 1002 Fantasmas é a nova aventura da Sociedade Secreta homônima. Em cena, a narrativa de Catriona e Carolina, filhas da famosa atriz Julia Sampaio. A vida da família gira em torno das artes cênicas, pois, seguindo os passos da mãe, as garotas escrevem e postam breves peças de dramaturgia em seu bem sucedido canal do Youtube.  Repentinamente, estranhos fenômenos bastante assustadores começam a acontecer rompendo com a harmonia familiar. Para enfrentar os novos e misteriosos desafios, as gêmeas pedem ajuda a uma antiga Sociedade Secreta: 1002 fantasmas.

O novo livro certamente dialoga com as pesquisas cênicas da Cia O Grito, cuja proposta é a de estabelecer um diálogo com a experiência simbólica de jovens e crianças. Assim como no bem-sucedido espetáculo anterior, a experiência cênica transportará a platéia para um espaço de descobertas insólitas, mistério e imaginação. O Projeto é realizado por meio do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc Nº 52/2020 – Prêmio por histórico de realização – espetáculo infanto-juvenil.

Para roteiro:

Espetáculo teatral - 1002 Fantasmas.  São 12 exibições online e gratuitas, seguidas de bate-papo, sempre no Facebook da Companhia O Grito e escolas e equipamentos públicos parceiros. Para conferir a agenda, acesse: https://www.facebook.com/ciaogrito

Estreia dia 3 de dezembro, às 10 horas, no facebook.com/ciaogrito
Dia 4 de dezembro, às 17 horas, facebook's: /CiaOGrito e /CEUCAMPOLIMPO
Dia 6 de dezembro, às 15 horas, facebook's: /CiaOGrito e /CEUCaminhodomar
Dia 11 de dezembro, às 15 horas, facebook's: /CiaOGrito e /CCCasarao
Dia 13 de dezembro, às 14 horas, facebook's: /CiaOGrito e /CentroEducacionalUnificado
Dia 15 de dezembro, às 20 horas, Facebook's: /CiaOGrito e /CEUPerus

Ficha Técnica do espetáculo

“Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, apresentam”:

1002 Fantasmas
Baseado na obra de Heloísa Prieto Editora Seguinte - Companhia das Letras. Direção e dramaturgia: Roberto Morettho. Elenco: Camila Faria, Junia Magi, Samira Pissinato e Wilson Saraiva. Cenografia e Iluminação: Marisa Bentivegna. Figurinista: Telumi Hellen. Trilha Sonora: Mariane Mattoso. Cenotécnico: Maurício Matheus. Operação de luz: Marisa Bentivegna. Montagem de luz: Laura Ribeiro. Técnico de luz: Matheus Espessoto. Assistente de adereços, objetos/ acessórios e produção para figurinos: Camila Faria Ghensev. Assistente de figurinos: Mari Moraes. Aderecista de cabeças esculturais: Dhanndara Shoyama. Produção Audiovisual: Ícarus. Transmissões: Mínima Produtora de Ideias. Assistente de produção: Maurício Caetano. Produção Geral: Wilson Saraiva. Produção Artística: Companhia O Grito. Assessoria de Imprensa – M. Fernanda Teixeira –Arteplural.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia