30/11/2021 às 12h44min - Atualizada em 30/11/2021 às 12h51min

Investir em remanufatura é uma forma de promover a economia circular

Por Marcelo Pires, Gerente de Logística da Lexmark Brasil

SALA DA NOTÍCIA Marcelo Pires
Lexmark
A reutilização de produtos a fim de reduzir o consumo de recursos finitos deve ser um foco prioritário para a área de manufatura. Em nosso programa Evergreen, oferecemos soluções sustentáveis em todo o ciclo de vida do produto, desde o design sustentável até o ciclo de uso eficiente e a reciclagem responsável. Sabemos por nossa participação no Conselho Europeu de Remanufatura e por nossa contribuição para o projeto de economia circular C-SERVEES que, em geral, recondicionar não é uma prática tão predominante quanto deveria ser. 

O setor de impressão oferece oportunidades de impulsionar o mercado de remanufatura de dispositivos. Com o apoio de órgãos públicos na elaboração de legislação e implementação de parâmetros para a comercialização de produtos remanufaturados, poderíamos expandir o horizonte de uso de equipamentos, incentivando as empresas ao contínuo desenvolvimento de materiais e meios de produção, a fim de aumentar ainda mais a vida útil dos equipamentos. Com o apoio de uma boa campanha publicitária e do trabalho de relações públicas, o uso crescente de produtos recondicionados, por exemplo, no setor público poderia, por sua vez, educar empresas, organizações e o público sobre as vantagens desses produtos, posicionando-os como uma escolha eficaz e desejável para todos. 


A chave para viabilizar o crescimento do mercado de remanufatura é aumentar a confiança das pessoas em produtos de segunda mão.  
 
Embora a adoção de remanufatura pelos OEMs seja uma estratégia fundamental para reduzir o desperdício no mercado, no fim das contas nada se compara ao fato de projetar um produto, desde o início do processo, usando engenharia intencional. Isso significa projetar longevidade para que um produto tenha valor mesmo após o fim de seu ciclo de vida e garantir que, para seu reaproveitamento, qualquer reforma demande o mínimo de trabalho e seja econômica e rápida. Uma das formas de se fazer isso é por meio de design modular, permitindo que recursos de software, firmware e segurança sejam facilmente atualizados e novos recursos possam ser facilmente integrados. Peças sobressalentes também devem ser projetadas para serem duráveis e reaproveitadas em outros modelos de maneira simples, de modo que elas mesmas tenham várias vidas e permitam que outros dispositivos mais antigos renasçam. 

Se medidas como estas forem adotadas, o mercado de recondicionamento pode ser impulsionado de forma significativa, ajudando a atrair revendedores, OEMs e, mais importante, clientes para torná-lo um mercado próspero e nos ajudar a nos mover em direção à tão importante economia circular. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia