30/11/2021 às 10h55min - Atualizada em 30/11/2021 às 11h40min

Programa de voluntariado 3M Impact no Brasil oferece consultoria para instituições sem fins lucrativos

A ação deste ano contou com a participação de 22 voluntários, que dedicaram 80 horas de trabalho pro bono cada

SALA DA NOTÍCIA Taynara Duarte
Divulgação 3M

Ao longo de oito semanas, 22 funcionários da 3M atuaram como voluntários dedicando 80 horas cada para trabalho pro-bono, em seis instituições sem fins lucrativos localizadas em diversas regiões do País. Eles fizeram parte do programa 3M Impact Local, promovido pelo Instituto 3M pelo terceiro ano consecutivo, uma ação que incentiva funcionários de diversas áreas da empresa a dedicarem seu tempo, conhecimento e experiência em prol de organizações que necessitam de consultorias para melhorar seus processos e ampliar a atuação junto às comunidades.

 

As instituições apoiadas pelo 3M Impact Local neste ano são o Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (ITEVA), do Ceará; a Associação Verdejar D’ajuda, da Bahia; Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (IDESAM), Engenheiros Sem Fronteiras, de São Paulo; Instituto Esporte Mais, do Ceará; e The Nature Conservancy, do Distrito Federal

 

Os voluntários 3M levaram às instituições, de forma virtual devido à pandemia, seus conhecimentos e experiências profissionais nas áreas em que atuam na empresa, como pesquisa e desenvolvimento, vendas, marketing, serviço técnico e manufatura. Com isso, fizeram o desenvolvimento de planos e projetos diversos para as necessidades das organizações.

 

O Programa 3M Impact Local é realizado com o apoio da consultoria PYXERA Global, e coordenado pela equipe do Instituto 3M do Brasil. “A 3M tem um compromisso público de doar 300 mil horas de trabalho voluntário em programas pro-bono no mundo até 2025. Essa doação de trabalho, tempo e talento se converte em soluções para organizações da sociedade civil que atuam na prevenção das mudanças climáticas, geração de economia circular e desenvolvimento social de comunidades vulneráveis. No âmbito dos voluntários, o resultado acaba sendo uma grande lição de vida e empatia”, diz Liliane Moura, supervisora do Instituto 3M.

 

A Associação Verdejar, que tem como compromisso promover ações com base na fragilidade socioambiental, contou com a consultoria de Marcelo Castelli, gerente de vendas da 3M. “A organização nos surpreendeu com o seu alto nível intelectual, técnico e cultural. Nós aprendemos muito com eles e realmente mergulhamos de cabeça para sermos colaborativos e direcionarmos a instituição. Sabemos que com o nosso apoio eles sairão mais fortes em busca do seu objetivo de plantar 1 milhão de mudas em Arraial d’Ajuda na Bahia”, afirma. A Associação Verdejar também tem como meta proporcionar experiências baseadas na ecologia agrícola, na agricultura sustentável e na avaliação da justiça ambiental.

 

Já o Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado (ITEVA) recebeu apoio para a expansão territorial dos seus projetos. Fábio Beneduce, coordenador do ITEVA, apontou uma visão positiva sobre as estratégias de planejamento da 3M. “O time 3M tem nos colocado em contato com instituições e personalidades que estão contribuindo decisivamente com suas experiências. Recentemente brinquei com a equipe que antes mesmo de projetarmos a “estrada” eles já estão planejando a ponte”. O ITEVA traz a proposta de desenvolver projetos pautados no desenvolvimento humano, socioeconômico e profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

 

Confira a lista de instituições participantes e os projetos realizados pela equipe de voluntários 3M:

 

Engenheiros Sem Fronteiras

Projeto: Plano de Comunicação Estratégica

 

Instituto Esporte Mais

Projeto:  Criação de Modelo de Negócios/ Plano de Assinaturas

 

Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia – IDESAM

Projeto: Plano de Mensuração de Impacto

 

Instituto Tecnológico e Vocacional Avançado

Projeto: Plano de Expansão

 

The Nature Conservancy

Projeto: Plano de fluxo de atividades e monitoramento, avaliação e registro de lições aprendidas

 

Associação Verdejar D’ajuda

Projeto: Modelo de Negócio – Viveiro de Mudas


Sobre o Instituto 3M

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M, que completou 15 anos em 2021, é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para o empreendedorismo. Para mais informações, acesse o LINK

 

Sobre a 3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 32 bilhões em vendas globais em 2020. No Brasil, o Grupo 3M conta com três fábricas instaladas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2020, alcançou faturamento bruto de R$ 4,5 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.300 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site www.3M.com.br, no Blog de Curiosidade da 3M ou em nosso perfil no Instagram @3MBrasil.

 

Informações para a imprensa:

 

LLYC Brasil

E-mail: [email protected]

Juliana Santos (11) 97332-2704 [email protected]

Taynara Duarte (11) 97514-1832 [email protected]

Patrícia Trindade (11) 97567-6402 - [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia