30/11/2021 às 11h03min - Atualizada em 30/11/2021 às 11h40min

Contratos digitais em home equity otimizam o tempo da assinatura em até 47%

Fintech trocou sistema de contrato físico por modelo digital na modalidade de crédito com garantia imobiliária para diminuir o tempo em cartório e facilitar o processo para o cliente

SALA DA NOTÍCIA CrediHome
https://www.credihome.com.br/

A CrediHome, plataforma digital de crédito imobiliário, realizou uma mudança na forma de envio de contratos para o produto de crédito com garantia imobiliária, conhecido também como Home Equity. Desde o início do ano, todos os contratos assinados são digitais e com isso a empresa viu um impacto positivo na redução do tempo para liberação do valor dos empréstimos para o cliente. A mudança faz parte do objetivo principal da fintech de digitalizar todo o processo de contratação de crédito, seja em financiamentos ou Home Equity, otimizando o tempo e garantindo mais comodidade aos seus clientes finais. 

Na forma antiga de assinatura, o cliente que solicitava o crédito e era aprovado recebia em casa um contrato impresso, assinava e a documentação era devolvida para análise e depois enviada ao cartório, com todos os custos de envio e registro, além do tempo de correio. Já no modo novo, todo esse processo é feito eletronicamente, desde a assinatura do contrato até o registro em cartório.  

Com  o formato digital, o tempo para a assinatura do contrato e liberação do crédito foi reduzido em 47%, considerando os contratos assinados em 2020 e 2021. Em relação às operações realizadas no Estado de São Paulo, o tempo foi reduzido em 52%, já em Minas Gerais e Rio de Janeiro a otimização foi de 24%. “Estamos deixando nossa operação ainda mais rápida, agilizando o processo de assinatura do contrato e registro no cartório de imóveis. Com isso o cliente consegue a liberação do dinheiro na metade do tempo que conseguia antes”, explica Bruno Gama, CEO da CrediHome.

Para atuar de forma digital, a empresa conta com legislação vigente que autoriza o uso de assinaturas eletrônicas em sua modalidade qualificada, ou seja, na qual  todas as partes de um contrato firmam acordo com assinaturas feitas através de Certificado Digital ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) com segurança e validade jurídica garantidas. 

Para que as transações fossem feitas dentro das condições legais necessárias,  a CrediHome firmou parceria com o grupo  Soluti, IDTech de soluções de identidade digital, e sua startup Assine.Online, para fornecer assinaturas qualificadas com uso do certificado digital em nuvem, o Bird ID. Assim, os clientes podem assinar de qualquer local ou dispositivo, inclusive, com a possibilidade de emissão do certificado por videoconferência.

Além de mais agilidade e comodidade no novo modelo, os contratos digitais também oferecem mais segurança, uma vez que todo o processo eletrônico é rastreável, eliminando assim o risco de extravio do contrato no correio, por exemplo. “Esperamos mais agilidade na etapa final do processo de contratação, ao trazer o novo mundo das assinaturas digitais e registro eletrônico para a parte mais burocrática. Esperamos também um grande ganho de tempo, que possibilita a liberação mais rápida dos valores financeiros ao cliente”, finaliza Gama. 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia