30/11/2021 às 10h31min - Atualizada em 30/11/2021 às 10h50min

Diante do endividamento recorde dos consumidores, empresas devem rever estratégias para evitar inadimplência, alerta Quod

Pesquisa da CNC estima que mais de 12 milhões de famílias possuem dívidas no cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal ou prestação de carro e de casa

SALA DA NOTÍCIA Pedro Carvalho

O endividamento das famílias brasileiras atingiu o maior patamar dos últimos 12 anos, de acordo com dados de uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada na última segunda-feira, 29. O efeito imediato desse crescimento do número de pessoas endividadas, segundo especialistas, é o aumento na procura por crédito, apontado como a forma mais eficiente para que o consumidor consiga recompor seu poder compra. Isso evidencia a necessidade de uma estratégia eficaz e de um bom serviço de avaliação de crédito, com métodos e tecnologias de ponta, por parte de varejistas e empresas de bens e serviços, principalmente dos pequenos e médios negócios, para minimizar o risco de inadimplência.

“A análise de crédito ainda é a ferramenta mais segura para o setor enfrentar o endividamento”, afirma Humberto Bocayuva, head de marketing da Quod, uma das maiores empresas de inteligência de crédito do país e uma das gestoras do Cadastro Positivo. “Com o uso correto desse instrumento, é possível tomar decisões que acarretam riscos menores e, consequentemente, reduzem os prejuízos”, explica.

Para que as decisões sejam tomadas de forma assertiva e eficiente, evitando constranger o consumidor que possa estar em uma situação pontual de inadimplência, é preciso estudar detalhadamente cada caso. "É importante que a análise de crédito contenha informações suficientes sobre o histórico de pagamento desse consumidor, entendendo seu comportamento financeiro para, assim, avaliar corretamente a capacidade de honrar a sua dívida'', acrescenta Bocayuva, que lista quatro passos que as empresas devem seguir para garantir melhores resultados.

1) Repensar a forma de fazer análise de crédito

Ainda hoje, muitas empresas fazem a análise de crédito avaliando apenas os dados de negativação. No entanto, com o Cadastro Positivo, implementado no país em 2019, também é possível ter acesso ao histórico de pagamentos do consumidor. Desde então, as empresas passaram a receber um volume maior de informações que precisam ser consideradas: score de crédito, indicadores e outros números que ajudam a interpretar os dados, entender o comportamento financeiro do cliente, qual o nível de risco e a probabilidade de pagamento. Com o Cadastro Positivo, é possível tomar uma decisão mais segura, com menor risco de inadimplência e de forma mais justa para o consumidor.

2) Valorizar os bons pagadores e ter controle das informações

Uma das estratégias para evitar a inadimplência a longo prazo é conhecer o comportamento financeiro do cliente, valorizando e dando atenção aos bons pagadores registrados em um negócio. E uma maneira de fazer isso é sempre oferecer novas formas de pagamento ou descontos para quem honra os vencimentos em dia. Assim, é possível estimular o cumprimento do pagamento nas datas estipuladas, reduzir o risco de prejuízos e, ainda, incentivar novas compras. Isso vale tanto para clientes que já estão na carteira, quanto para os novos; para isso, é preciso acompanhar diariamente os números gerais do negócio: qual o volume total, quantos e quais são os clientes inadimplentes, quais são os bons pagadores mais recorrentes, etc. Tudo isso ajuda a identificar falhas e promover melhorias no processo.

3) Auxiliar os devedores no controle das dívidas

O acompanhamento e controle dos clientes devedores é uma das soluções mais eficazes contra a inadimplência. Com isso, é possível elaborar uma estratégia de cobrança mais efetiva e menos invasiva. Vale lembrar que cada cliente possui necessidades e características próprias que influenciam diretamente no pagamento ou não das dívidas. Deste modo, é importante acompanhar todos os pagamentos, enviando lembretes e avisos próximos ao vencimento, o que pode ser feito por SMS, app de mensagem ou e-mail, por exemplo. Caso a inadimplência persista, entre em contato com cada um deles para entender o que pode estar acontecendo: se o cliente passa por dificuldades, esqueceu de pagar ou está agindo de má fé.

4) Negociar e facilitar o pagamento para os clientes

O cliente precisa entender os benefícios de não atrasar ou deixar de pagar um compromisso financeiro. Na hora de negociar, é importante que ele saiba que pode manter o seu score alto, o nome limpo e, caso realize os pagamentos em dia, participar do programa de vantagens para bons pagadores da empresa. Também é válido alertar sobre as possíveis restrições para consumidores inadimplentes: perda do cadastro na empresa ou ter o nome negativado. É importante mostrar ao cliente que existe uma parceria entre as partes. Se o contato e a relação com o consumidor forem positivos, isso servirá como estímulo para ele pagar e se manter dentro da carteira de clientes.

Infelizmente, um dos casos mais comuns em relação ao atraso de pagamentos é o não recebimento do boleto ou fatura. A inserção de uma "área do cliente" em uma plataforma online é um recurso que pode facilitar o acesso às contas e dados cadastrais. Também é válido conversar com o cliente e entender a forma como ele prefere receber as cobranças. Outra alternativa é o envio eletrônico da fatura ou do número do código de barras via e-mail, app de mensagem ou SMS.


 


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