29/11/2021 às 15h33min - Atualizada em 29/11/2021 às 21h11min

Rosas Periféricas apresenta espetáculos sobre a história do paulistano Parque São Rafael

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
http://verbenacomunicacao.blogspot.com/2021/11/rosas-perifericas-apresenta-espetaculos.html
Narrativas Submersas (por Andressa Santos)
O Grupo Rosas Periféricas segue, em dezembro, com o projeto Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro, que apresenta temporadas de Lembranças do Quase Agora e de Narrativas Submersas, de 02 a 17/12, de quinta a sábado, respectivamente às 15h e às 20h. As duas montagens integram a Trilogia Parque São Rafael, calcadas na história do bairro e nas memórias de seus moradores(as).

A programação de dezembro, que encerra a segunda etapa do projeto, traz também a Roda de Conversa O Corpo da Atriz e do Ator, conduzida por Fernanda Haucke (atriz, dançarina, preparadora corporal, produtora e educadora), parceira do grupo, principalmente no que se refere ao corpo em cena. Todas as atividades são gratuitas com exibição online pelo Facebook - @rosas.perifericas e YouTube / RosasPeriféricas.

Iniciado em março de 2021, Rosas Faz 10 Anos - Memórias de um Teatro Maloqueiro comemora os 10 anos do Grupo Rosas Periféricas (atuante no Parque São Rafael, Zona Leste paulistana), completados em 2019. O projeto foi contemplado pela 34ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. A programação inclui uma mostra de repertório com as produções do coletivo, de 2009 a 2019, e também abrange outras ‘vozes’, inspiradoras para o grupo: montagens de companhias parcerias, oficinas, saraus e rodas de conversa.

Roda de conversa: O Corpo da Atriz e do Ator
01 de dezembro. Quarta, às 20h
Convidada: Fernanda Haucke. Livre. Grátis.

Nesta roda de conversa Fernanda Haucke fala sobre o tema O Corpo do Ator e da Atriz a partir de suas experiências como atriz e bailarina de coletivos artísticos da cidade de São Paulo. Aborda a importância do trabalho corporal constante, expressivo, curativo e também específico, que pode variar de acordo com a pesquisa, o processo criativo ou o momento de vida experienciado por um grupo ou artista a cada nova criação. Fernanda Haucke é atriz dançarina, preparadora corporal, produtora e educadora, formada pela Escola de Artes Dramáticas da USP. Em 31 anos de trabalho profissional participando ativamente dos coletivos: Teatro Ritual de la Universidad Colima, Teatro Balagan, Grupo Rosas Periféricas, Cia Antropofágica e Companhia do Feijão, assumindo funções de atriz, preparadora corporal, coreógrafa e produtora em mais de 10 espetáculos, entre eles Mire Veja (prêmios APCA e Shell de melhor espetáculo, 2003). Coordena oficinas, workshops e núcleos de pesquisas. Pratica dança clássica e contemporânea, kung fu, circo, coordenação motora, danças circulares e outras. Fez curso com Ivaldo Bertazzo, oficinas e workshops com a Cie A Fleur de Peau (da França) e aulas regulares com Lu Favoretto (Estúdio Oito Nova Dança). Em 2019, entrou para o núcleo artístico da Cia. Livre.

Espetáculo: Lembranças do Quase Agora
Com Grupo Rosas Periféricas
02 a 17 de dezembro. Quinta, sexta e sábado, às 15h.
Grátis. Duração: 45 min. Classificação: Livre. Gênero: Teatro de rua.

Revisitado especialmente para o projeto de 10 anos do Rosas Periféricas, Lembranças do Quase Agora estreou em 2015, sendo fruto de criação e direção coletiva do grupo, em uma parceria com as narrativas dos(as) moradores(as) do Parque São Rafael (ZL). O espetáculo é a segunda parte da Trilogia Parque São Rafael, pesquisa iniciada pelo grupo em 2014. A encenação brinca com registros da ‘quebrada’, acontecidos no bairro ou vividos pela população local, durante os anos 1980, 1990 e 2000.

Roteiro e direção: O Grupo. Colaboração em roteiro: Tiago Cordeiro. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Paulo Reis, Monica Soares e Rogério Nascimento. Percussão: Rogério Nascimento. Participação em vídeo: Germano Gonçalves. Adereços, cenografia e sonoplastia: O Grupo. Figurinos: Isa Santos e O Grupo. Juventude Rosas Periféricas: Fabricio Enzo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Transmissão de vídeo: Rogério Nascimento. Criação e revisão de textos: Gabriela Cerqueira. Produtora audiovisual: Lado Sujo da Frequência.

Espetáculo: Narrativas Submersas
Com Grupo Rosas Periféricas
02 a 17 de dezembro. Quinta, sexta e sábado, às 20h.
Grátis. Duração: 50 min. Classificação: Livre. Gênero: Teatro de rua.

Narrativas Submersas estreou em 2014, sendo a primeira parte da Trilogia Parque São Rafael, cujo enredo rememora a fundação do bairro. Fruto de criação e direção coletiva, em parceria com as narrativas ofertadas pelos(as) moradores(as) locais, o espetáculo é uma remontagem especial para o projeto de 10 anos do Rosas Periféricas. Na encenação, uma família potiguar, ao ver sua cidade natal ser submersa por uma barragem, deixa a casa que os abriga junto, deixa para traz suas lembranças em nome do progresso, e passam a residir na Zona Leste de São Paulo. Por meio de suas memórias, reconstroem e revelam a história, o loteamento e a fundação do Parque São Rafael.

Roteiro e direção: O Grupo. Colaboração em roteiro: Tiago Cordeiro. Elenco: Gabriela Cerqueira, Michele Araújo, Paulo Reis, Monica Soares e Rogério Nascimento. Percussão: Rogério Nascimento. Adereços e cenografia: O Grupo. Figurinos: Isa Santos e O Grupo. Produção geral: Michele Araújo. Produção executiva: Paulo Reis e Michele Araújo. Produção administrativa e financeira: Monica Soares. Transmissão de vídeo: Rogério Nascimento. Criação e revisão de textos: Gabriela Cerqueira. Produtora audiovisual: Lado Sujo da Frequência. 

Onde assistir: Facebook/rosas.perifericas e YouTube/RosasPeriféricas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia