29/11/2021 às 09h12min - Atualizada em 29/11/2021 às 20h10min

1º Ciclo Webinar/ E-Criativo finaliza com chave de ouro o primeiro ano do projeto

Evento contará com palestras de grandes nomes das Artes, Cultura e Economia Criativa

SALA DA NOTÍCIA Redação
Acontece, entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro, o 1º Ciclo Webinar E-Criativo, evento que marca o encerramento do ano 1 do projeto, criado com objetivo de desenvolver a cadeia produtiva da economia criativa no Vale do Paraíba.  Os cursos e palestras promovidos pelo projeto, desde o mês de junho de 2021, já impactaram e capacitaram mais de 2.000 alunos em todo Brasil. As palestras interativas  de final de ano serão gratuitas e transmitidas ao vivo pelo YouTube para os cadastrados. As atividades de aprimoramento serão coordenadas por profissionais referendados internacionalmente nos segmentos de Arte, Cultura e Economia Criativa.

Os temas diversificados englobam desde o futuro do mercado de trabalho na economia criativa, até cenários e tendências nas áreas de produção cultural. As palestras são voltadas para iniciados, ou seja, quem já atua na área cultural/criativa ou deseja empreender no mercado, além de artistas, produtores, gestores culturais, e demais interessados. Serão palestras que visam o aprofundamento de conteúdo e a troca de informações entre palestrantes e participantes.


          “Todos os eventos realizados neste ano trouxeram uma excelente oportunidade para aqueles que tem potencial e talento para se desenvolverem profissionalmente na área criativa, mas que não tinham profundidade em como fazê-lo ou de como poderiam utilizar suas competências para a prestação de serviço e/ou empreendedorismo”, explica Eduardo Pane, Coordenador Geral do projeto.

“Além disso, o projeto E-Criativo atende ao ODS 4 (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), que se refere à educação de qualidade, demonstrando o quão alinhados estamos com os objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas)”, reforça o Coordenador.

Ao longo de 2021, o E-Criativo disponibilizou cursos voltados à capacitação e desenvolvimento do capital intelectual de forma online e gratuita, com foco em três eixos principais: gestão cultural, produção audiovisual e mídias sociais.  Sempre com o objetivo de proporcionar aos participantes bagagem teórica, repertório profissional e vivência prática com especialistas renomados, referências em suas áreas de atuação.

“Os números finais de inscritos, participantes e a receptividade dos alunos em todas as aulas, demonstra que estamos no caminho certo. Multiplicar conhecimentos e desenvolver ainda mais todo esse setor sempre foi nosso objetivo principal de realização”, finaliza Eduardo Pane.



Programação

A palestra Economia Criativa e o Futuro do Trabalho abre o evento ,no dia 29 de novembro, às 19h30 e será ministrada pela economista cultural Ana Carla Fonseca. A profissional é formada pela Fundação Getúlio Vargas em Administração, Economia e é também Dra. em Urbanismo pela USP. Ana é fundadora da Garimpo de Soluções, consultora e conferencista. Escreveu vários livros seminais, recebendo o Prêmio Jabuti em Economia, por Economia da Cultura e Desenvolvimento Sustentável (2007) e finalista em Urbanismo, com Cidades Criativas (2013), além de ter desenhado e editado várias antologias digitais internacionais, como Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento (2008) e Cidades Criativas - Perspectivas (2009).
Ana Carla Fonseca discorrerá sobre a evolução da economia criativa nos últimos 20 anos e como ela vem ganhando destaque em escala mundial, buscando associar crescimento econômico, desenvolvimento social e a valorização dos ativos dos territórios. A palestra apresentará o que, afinal, é economia criativa, os desafios e as potencialidades que a pandemia gerou a esse campo e uma série de experiências inspiradoras e provocativas de novos pensamentos, estratégias e ações.
Já a palestra Tensão Criativa, acontece no dia 30 de novembro, às 19h30 e será apresentada por Marcus Vivone, Engenheiro Mecânico com mestrado em empreendedorismo pela FEA-USP. Vivone atua há mais de 20 anos como consultor e coach em desempenho organizacional e pensamento sistêmico. É apaixonado por construir ambientes de aprendizagem visando transformações profissionais e organizacionais. Em sua palestra, discorrerá sob a visão de que muito se fala sobre criatividade, mas pouco sobre tensão criativa. A palestra abordará o lado humano da criação com o propósito de gerar insights sobre estruturas e modelos mentais dominantes como elementos de estagnação ou de avanço no processo criativo. Os participantes serão desafiados a (re) pensar a vida como a mais significativa obra de arte.

Em 1º de dezembro, o tema Mercado da Música: Cenário e Tendências, o palestrante será explorado por Leo Feijó, jornalista, produtor e Mestre em Empreendedorismo Criativo com ênfase em Música na Goldsmiths, University of London. Foi Coordenador de Música e subsecretário de Cultura do Estado do Rio entre 2016 e 2018. Já produziu mais de 2 mil shows. Criou mais de uma dúzia de espaços de música no Rio de Janeiro. É Diretor da Escola Música & Negócios, que já certificou mais de 2.100 alunos. Feijó, discorrerá sobre o ecossistema da música e a posição do Brasil no mercado global, profissões indústria da música, políticas e planejamento de carreira, além de inovações no mercado.
E, para finalizar com chave de ouro o ciclo de palestras, o Ain The Machine, um show interativo com bate-papo sobre Música, Inovação e Comunicação. O palestrante Diego Ain é um contador de histórias audiovisuais com um objetivo claro: transformar a maneira como se interage com a música. Ain trará um show interativo que abrirá discussão para a interação de “criar música sem instrumentos”, além de um bate-papo com os participantes sobre o mundo da música, as expectativas do público e criação de conteúdo específico para marcas (branded content), como as inovações artísticas e tecnológicas contribuem com experiências e o resultado que se cria com a audiência.

O projeto E-Criativo é realizado por meio do Programa de Ação Cultural São Paulo (PROAC), Governo de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com patrocínio da Gestamp, fabricante de estampados e componentes metálicos; apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau); e produção da Univers, empresa especializada em comunicação e responsabilidade social corporativa.
 
Serviço

Tema: Economia Criativa e o Futuro do Trabalho
Palestrante: Ana Carla Fonseca
Data: 29 de novembro (segunda-feira)
Horário de início: 19h30
Duração: 1h30
Para assistir, clique aqui

Tema: Tensão Criativa
Palestrante: Marcus Vivone
Data: 30 de novembro (terça-feira)
Horário de início: 19h30
Duração: 1h30
Para assistir, clique aqui

Tema: Mercado da Música: Cenário e Tendências
Palestrante: Léo Feijó
Data: 01 de dezembro (quarta-feira)
Horário de início: 19h30
Duração: 1h30
Para assistir, clique aqui

Ain The Machine – Show Interativo e Bate-papo sobre Música, Inovação e Comunicação
Palestrante: Diego Ain
Data: 02 de dezembro (quinta-feira)
Horário de início: 19h30
Duração: 45 minutos
Para assistir, clique aqui.

Mais informações e links de acesso ao 1º Ciclo Webinar: [email protected]. Acompanhe o projeto e as novidades pelas redes sociais:
Instagram: @ecriativo_empreende Facebook: E-criativo


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia