14/07/2018 às 08h50min - Atualizada em 14/07/2018 às 08h50min

Presidente da Eritreia chega à Etiópia para visita histórica

É a primeira vez que Isaias Afwerki pisa no país vizinho desde o início da guerra, em 1998

Agência O Globo -
Agência O Globo -
O presidente da Eritreia, Isaias Afewerki (segundo à direita) e o primeiro ministro da Etiópia, Abiy Ahmed (direita) demonstram respeito às bandeiras de seus países. EFE/EPA/STRINGER

ADDIS ABABA — O presidente da Eritreia, Isaias Afwerki, desembarcou neste sábado na capital Etiópia, Addis Ababa, para uma visita histórica de três dias. É a primeira vez que Afwerki, no poder há 25 anos, visita o vizinho desde o início da guerra na fronteira entre os dois países, em 1998. Ele foi recebido pelo primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, para cimentar o fim do “estado de guerra” declarado na semana passada.

— Palavras não podem expressar a alegria que estamos sentindo agora. A história está sendo feita enquanto falamos — afirmou Afwerki, durante almoço oferecido por Ahmed. — Vidas foram perdidas, mas temos sorte de observar que somos um só povo. Quem esquecer disso não compreende a nossa situação.

A Eritreia conquistou sua independência da Etiópia em 1993, após uma guerra de independência que durou quase três décadas, mas cinco anos depois os dois países entraram em guerra pela disputa da cidade de Badme, na fronteira entre os dois países. Em 2000, um acordo de paz foi assinado e, dois anos depois, uma comissão internacional definiu que a cidade seria parte do território da Eritreia, mas o estado de guerra continuou, com conflitos esporádicos ao longo das duas últimas décadas.

A rivalidade entre os dois países provocou instabilidade em toda a região do chifre da África. Durante a longa guerra civil na Somália, que perdura até hoje, a Eritreia foi acusada de apoiar grupos radicais islâmicos, enquanto a Etiópia, aliada dos países do Ocidente, apoiaram o governo reconhecido internacionalmente.

Na recepção de Afwerki em Addis Ababa, milhares de pessoas se aglomeraram na Bole Road, principal avenida da cidade, com camisas estampando fotografias dos dois líderes e agitando bandeiras da Etiópia e da Eritreia, informou a Reuters. Ainda neste sábado, a comitiva da Eritreia irá visitar um parque industrial na cidade de Hawassa, no sul do país, e no domingo Afwerki fará um comício em Addis Ababa.

 

Desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro etíope, em abril, Ahmed vem implementando uma série de reformas. Ele suspendeu o estado de emergência que vigorava no país por causa de conflitos entre forças do governo e membros da etnia Oromo, do qual Ahmed faz parte. O governo anterior foi acusado de inúmeras violações dos direitos humanos, incluindo tortura e assassinatos extrajudiciais. Ahmed também libertou presos políticos, anunciou reformas econômicas e, agora, se reaproximou do país vizinho.

O acordo de paz foi assinado semana passada, durante visita de Ahmed à capital da Eritreia. Além do simbolismo, o fim do estado de guerra permite o reatamento dos laços diplomáticos e comerciais, o restabelecimento de linhas telefônicas e de transporte entre os dois países e, o mais importante, a reunião de famílias separadas pela guerra.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia