29/11/2021 às 10h27min - Atualizada em 29/11/2021 às 13h20min

Semana da Filosofia traz propostas de unidade em momentos de crise

Evento promovido pela Nova Acrópole em 80 cidades do Brasil e no YouTube ressalta a importância da busca da união em períodos de adversidade

DINO
https://www.youtube.com/c/novaacropolebrsul


A Organização Internacional Nova Acrópole do Brasil realizou entre os dias 16 e 20 de novembro a Semana da Filosofia, com o tema "O valor da unidade em momentos de crise". O evento é uma ampliação do Dia Mundial da Filosofia, data instituída pela UNESCO em 2005, que busca valorizar o papel da filosofia para o desenvolvimento do pensamento, das atitudes e das relações humanas.

Durante os cinco dias de evento foram promovidas palestras gratuitas no canal da Nova Acrópole no YouTube sobre temas atuais e necessários como, a fraternidade, a empatia, a gentileza, o ensino pelo exemplo e sobre como a crise pode ser uma oportunidade para a união.

Na abertura do evento, a professora Lúcia Helena Galvão trouxe dicas práticas e contos sobre como é possível conviver melhor consigo mesmo e com os outros com a palestra ‘Fraternidade: como forjar laços e quebrar barreiras’.

Na sequência, os professores Erika Kalvelage e Tiago Grandi fizeram um bate-papo sobre a Empatia, ressaltando experiências cotidianas e histórias da humanidade que mostram a importância de se colocar no lugar dos outros para obter conexões mais humanas. Clique para assistir.

No terceiro dia de evento, a palestra realizada foi ‘Gentileza como linguagem do coração’, ministrada pela professora Ana Beatriz Gama. Na apresentação, faz paralelos com a natureza e afirma que "a gentileza é a forma de lidar com a essência das coisas".

No penúltimo dia de palestra on-line, os professores Mônica Dias e Maurício Schmall conversaram sobre o tema do exemplo como forma de conduzir os seres humanos para o seu melhor.

E para encerrar o ciclo de palestras no YouTube, os diretores da Nova Acrópole Brasil, Luzia Helena Echenique e Luís Carlos Marques Fonseca promoveram uma sessão de entrevista sobre "O valor da unidade em momentos de crise".

Atividades práticas nas cidades.

Como forma de expressão prática dos ensinamentos filosóficos transmitidos nas palestras da Semana da Filosofia, diversas sedes da Nova Acrópole pelo Brasil promoveram eventos culturais públicos.

Foram realizadas exposições de fotografias em shoppings, praças e parques que buscaram registrar em imagens o conceito "a unidade em momentos de crise". As imagens foram captadas por alunos da Nova Acrópole nos meses que antecederam a Semana da Filosofia e podem ser vistas aqui.

Além da exposição, várias cidades promoveram ações como varais de poesia, roletas das virtudes e ações sociais e artísticas.



Website: https://www.youtube.com/c/novaacropolebrsul
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »