27/11/2021 às 10h29min - Atualizada em 27/11/2021 às 10h29min

Alunos do Projeto Fazenda Nova Canaã prestam provas do ENEM

O projeto tem priorizado o ensino de qualidade no sertão da Bahia, dando uma oportunidade a crianças e jovens

AB NOTICIAS NEWS
Universal
Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que surgiu para avaliar a qualidade do ensino médio no País, desde 2009 se tornou também a principal porta de entrada para o ensino superior. Este ano, a primeira prova foi dia 21 de novembro último e a segunda etapa se dará no dia 28 do mesmo mês. A expectativa é que 4 milhões de estudantes façam as provas em todo o Brasil. São Paulo, Minas Gerais e Bahia são os estados com maior número de inscritos.

No exame, os candidatos respondem a 180 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Além de desenvolverem uma redação obedecendo a uma temática. A complexidade da prova exige uma intensa preparação dos candidatos em todo o País.

A exemplo dos alunos do Projeto Fazenda Nova Canaã, em Irecê, no sertão da Bahia — projeto social mantido pela Universal — que faz a diferença na vida de crianças e jovens e suas famílias. No local, cerca de 600 alunos cursam desde a educação infantil até o ensino médio. Este ano, 25 adolescentes do projeto prestam o ENEM.

Recentemente, durante a programação Inteligência e Fé, o Bispo Renato Cardoso comentou que “o Projeto Nova Canaã tem priorizado o ensino de qualidade no sertão da Bahia, dando uma oportunidade para essas crianças e aos jovens que não a teriam de outra forma”.

Projeto leva educação a crianças e jovens



O Projeto Nova Canaã ao longo de 21 anos vem atendendo crianças, jovens e famílias no sertão nordestino, levando educação, lazer e assistência social. Com a pandemia também vieram novos desafios e, hoje, o ensino acontece de modo híbrido. Sendo uma parcela na modalidade remota. Desse modo, as turmas ainda se encontram uma vez por semana para as aulas presenciais e realizam atividades suplementares ao processo de ensino-aprendizagem.

Em relação ao ENEM, a diretora pedagógica Cássia da Silva Dourado explicou que o projeto, constantemente, dispõe de avaliações e simulados preparatórios. “Estas atividades são voltadas para os alunos do Ensino Médio, sendo as provas multidisciplinares aplicadas a todos desta etapa. Dessa maneira, as provas são realizadas sempre no segundo semestre, visando ampliar o repertório de conhecimentos dos nossos alunos”, disse.

A professora Magali Santana, docente de Língua Portuguesa do Ensino Médio do projeto explicou a didática. “Pode-se destacar alguns pontos que contribuem para a preparação dos nossos alunos como discutir conteúdos pertinentes à prova de acordo com a disciplina, manter um cronograma de estudos, apresentar exemplos de superação, fazer simulados etc”, pontuou.

Incentivo aos alunos



A saber, em 2018, o projeto formou a primeira turma de alunos da Educação Básica. “Sendo assim, levando em consideração até o ano corrente de 2021, temos o levantamento de que 25 alunos ingressaram no Ensino Superior de faculdades e universidades pelo Brasil”, contou a diretora Cássia. Ao que reiterou: “O ENEM é de grande valia para os nossos estudantes, pois pode proporcionar a oportunidade de ingresso no Ensino Superior e, consequentemente, definir o futuro acadêmico e profissional desses alunos”.

É importante ressaltar que desde o 9º Ano do Ensino Fundamental os alunos são incentivados a realizar a prova como treineiros.

A aluna Lara Gomes, da 3ª Série do Ensino Médio, declarou: “Tenho certeza que o aprendizado adquirido será minha base; o projeto tem me auxiliado a dar o melhor de mim e, assim, tenho esperanças de que me sairei bem nas provas”.

Quer saber mais sobre o projeto Fazenda Nova Canaã? Clique aqui. Ademais, você também pode apoiar o projeto através do site sosfamiliasdosertao.org e fazer a sua contribuição.
Ab Noticias  News Publicidade 750x90


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia