23/11/2021 às 19h00min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h01min

Breves vitórias, brilhantes derrotas: Henry Paulo Dias lança nova edição do seu livro sobre o automobilismo caxiense

Reimpressão revisada e ampliada conta com novos relatos e imagens

SALA DA NOTÍCIA Arthur Janrier

Após o sucesso da primeira edição do livro “Breves vitórias, brilhantes derrotas”, publicado no ano de 2008, o autor Henry Paulo Dias estará lançando durante a Feira do Livro de Caxias do Sul deste ano uma reimpressão da sua obra, que conta com relatos e mostra imagens relacionadas ao automobilismo caxiense entre os anos 1948/1975, com o acréscimo, na nova versão, de histórias e fotos do período de 2012/2013. O financiamento fica por conta da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e o apoio cultural é das Empresas Randon, Racon Consórcios, Instituto Elisabetha Randon e BitCom Corporate Group.

O livro é fruto de anos de pesquisa por parte do autor e a segunda edição traz uma adição de cerca de 50 páginas, incluindo 80 novas imagens. Além disso, Dias aborda situações pouco conhecidas do automobilismo caxiense, dando destaque para as aventuras e desventuras de um piloto amador. Ele registra em primeira pessoa para os leitores quem eram os pilotos, mecânicos e preparadores, assim como o funcionamento do setor antes, durante e depois da implantação da indústria automobilística nacional.

Conforme Henry Paulo Dias, o objetivo da obra é resgatar memórias, em especial para as novas gerações. “É muito importante trazermos de volta a cultura e história do automobilismo em Caxias do Sul. Há muitos jovens que sequer sabem que a nossa cidade já foi palco de diversas corridas e tinha seus próprios campeonatos, sendo que em várias delas a pista era composta por ruas centrais da cidade”, destaca.

De acordo com o autor, a segunda edição é uma consequência do sucesso da primeira. “Após o lançamento, em 2008, também na Feira do Livro, vieram solicitações de pessoas que de alguma maneira estavam relacionadas com o tema do automobilismo em Caxias do Sul, inclusive de outros países, como Israel, Polônia, Peru e Estados Unidos. Foram surgindo mais informações e dados sobre o conteúdo da obra e eu fui catalogando e arquivando todo o material, já pensando em uma segunda edição”, explica.

O automobilismo como forma de concretizar sonhos

Em 2012, realizando velhos sonhos e desejos aos sessenta e cinco anos de idade, Dias voltou a participar de provas automobilísticas na categoria Copa Fusca. Segundo ele, a reimpressão da obra atende aos próprios desejos e de muitas outras pessoas. “Essa segunda edição, revista e ampliada, atende às solicitações e sugestões de amigos, imprensa, pessoas ligadas a automóveis antigos e automobilismo de competição”, conclui.

 

Lançamento na Feira do Livro 2021 e palestra na Casa da Cultura

A obra fica disponível durante a Feira do Livro 2021 na banca da livraria Do Arco da Velha, com um desconto de 20% no período do evento.

No dia 02 de dezembro (quinta-feira), às 18h, está marcada na Galeria de Arte Gerd Bornheim - Casa da Cultura -, em Caxias do Sul, uma palestra do autor, onde haverá a projeção de inúmeras imagens presentes no livro e, ao final, uma sessão de autógrafos.

 

Serviço

O quê: Lançamento da 2ª edição do livro “Breves vitórias, brilhantes derrotas”, de Henry Paulo Dias

Quando: 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul - de 26/11 a 12/12

Local: Exemplares disponíveis na banca da livraria Do Arco da Velha

Valor: R$49,99 - desconto de 20% durante a Feira

Financiamento: Lei de Incentivo à Cultura - LIC

Apoio cultural: Empresas Randon, Racon Consórcios, Instituto Elisabetha Randon e BitCom Corporate Group


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia