24/11/2021 às 12h50min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h01min

Fundação do Livro e Leitura realiza duas atividades neste sábado (27)

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Caminhando para o encerramento das atividades de 2021, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza, neste sábado (27), dois encontros que fazem parte da sua programação anual: Núcleo de Contadores de Histórias e Clube do Livro. As duas atividades são on-line e gratuitas.

Quem comanda o Núcleo de Contadores de Histórias neste final de semana é a pedagoga, arte educadora, atriz e contadora de histórias, Gracyela Gitirana. Com o tema “A Memória”, o encontro terá ainda a participação da atriz e contadora de histórias, Paula Yemanjá. A atividade será transmitida pela plataforma de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/81678285651), a partir das 10 horas.

Gracyela Gitirana revela que após a apresentação do livro de Daniel Munduruku e Heloisa Prieto, “Vó Coruja”, durante a 20ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), resolveu abordar o tema, pois a contadora convidada – Paula Yemanjá – desenvolve um projeto chamado Mnemósine, que valoriza a memória das mulheres. “Em uma dessas histórias do livro, tem a figura da avó que traz a memória ancestral e as histórias dos povos indígenas”. Segundo ela, a memória ocupa um grande espaço na arte da contação. “São memórias da própria história, que você tem que lembrar, mas também histórias que você vive”, comenta. Gracyela destaca que a memória também tem o esquecimento, principalmente quando há tragédias em nossas vidas, como a da pandemia da Covid-19.

Clube do Livro

A segunda atividade do sábado (27), que acontece às 16 horas, será o Clube do Livro, com a obra do escritor uruguaio, Mario Benedetti, “A Trégua”. A coordenação é da bibliotecária Gabriela Pedrão. O encontro é aberto e gratuito e pode ser acessado através do link: https://us02web.zoom.us/j/81934169629.

Publicado em 1960, “A Trégua” é o mais famoso romance de Mario Benedetti e uma das obras mais importantes da literatura latino-americana contemporânea. Escrito em formato de diário e com fina ironia, o livro conta a história de Martín Santomé, um homem maduro, de muita bondade, meio apagado, mas inteligente. “Gosto de livros latino-americanos, acho que sempre trazem uma mensagem e uma história semelhante ao que vivemos no Brasil. Além disso, pelo fato do livro ser escrito em primeira pessoa, acabamos criando um relacionamento mais íntimo com o protagonista da obra e temos a experiência direta do personagem”, explica Gabriela Pedrão.

Reta final - No Clube do Livro do mês de dezembro haverá a divulgação dos próximos livros para a edição de 2022.

SERVIÇO
Núcleo de Contadores de Histórias: “A Memória”
Com Gracyela Gitirana e Paula Yemanjá (convidada)
Data: 27 de novembro (sábado)
Horário: 10h
Plataforma de exibição: Plataformas de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/81678285651)

Clube do Livro com a obra “A Trégua”, de Mario Benedetti
Com Gabriela Pedrão, bibliotecária
Data: 27 de novembro (sábado)
Horário: 16h
Plataforma de exibição: Plataformas de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/81934169629)

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e neste ano de 2021 realizou sua 20ª edição, pela primeira vez, no formato on-line, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus mais de 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Para acompanhar a programação, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (https://www.facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »