24/11/2021 às 15h21min - Atualizada em 25/11/2021 às 00h01min

BLACK WEEK – APROVEITE A SEMANA MAIS BARATA DO ANO COM SEGURANÇA

Alguns cuidados para aproveitar a semana dos descontos

SALA DA NOTÍCIA Denise Freitas
https://pixabay.com/
A Black Week já faz parte do varejo brasileiro e é uma das datas mais aguardadas pelos consumidores. Mas o cliente precisa tomar alguns cuidados para não entrar numa roubada. O Procon sempre orienta os consumidores a fazerem pesquisas de preços com antecedência para evitar surpresas. Desta forma, é possível comparar os valores dos produtos ofertados antes da data para evitar a “maquiagem de preços”. A pesquisa do mesmo produto em mais de uma loja também é importante ser feita para certificar-se de que o produto está mesmo mais barato.

Mas não é só com a questão do preço que o cliente deve ficar atento. Leonardo Baptista, CEO-Founder da Pay4Fun, destaca a importância de se prevenir de possíveis golpes. “Os casos de fraudes de boletos, clonagem de cartão e golpes digitais vêm crescendo substancialmente, além de estarem cada vez mais sofisticado, por isso é fundamental que o consumidor tome alguns cuidados antes de concluir uma compra”, afirma o executivo que lista 5 dicas importantes:
 
  1. Confira a credibilidade da loja
Antes de efetuar qualquer compra on-line, verifique a credibilidade da loja. Busque informações no site Reclame Aqui, em avaliações no Google, redes sociais ou indicação de alguém que já tenha realizado uma compra neste portal.
O site do Procon também disponibiliza uma lista sobre os sites não confiáveis. Basta acessar possoconfiar.com.br e inserir o link da loja on-line ou consultar no portal www.virustotal.com inserindo o link ou arquivo para checar a confiabilidade do site.
 
  1. Verifique a url
As páginas protegidas, geralmente, possuem a letra https (HyperTextTransferProtocolSecure) e em alguns navegadores aparece um ícone de cadeado no início do endereço do site.
 
  1. Não salve os dados de compra
A maior parte dos navegadores salvam os dados do usuário para facilitar as compras futuras. Porém, não é recomendado deixar os dados pessoais salvos, portanto, desative o preenchimento automático do seu navegador e tenha a prática de não utilizar a mesma senha para os e-commerces e e-mails.
 
  1. Utilize um cartão pré-pago
Assim como um cartão de débito, o cartão de crédito pré-pago possibilita realizar compras virtuais (e em lojas físicas) com o saldo que o cliente possui. Como o cliente consegue planejar o valor exato que quer deixar disponível para uso, evita possíveis golpes de valores maiores.
 
  1. Adicione camadas extras de segurança
Alertas e Monitoramento.
Habilite o serviço de alertas (sms) junto a sua instituição financeira para informar qualquer transação realizada, sendo ela virtual ou física, deste modo, caso venha ocorrer alguma tentativa de compra desconhecida, será possível contatar a instituição financeira rapidamente para efetuar o bloqueio do cartão e/ou acesso a conta bancária.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »