24/11/2021 às 20h37min - Atualizada em 24/11/2021 às 20h37min

A história do empreendedor que criou a “Bolsa de Valores das Favelas”

Gilson Rodrigues é criador do G10 Favelas e da "Bolsa de Valores" que traz investimento para empresas criadas na favela. Confira sua história no podcast

AB NOTICIAS NEWS
Info Money
Divulgação

Desde pequeno, Gilson Rodrigues ouvia que estava fadado a virar “gente que não presta”. “Nunca conheci meu pai. Minha mãe e faleceu quando eu tinha nove anos e não tinham o que fazer comigo e com o meu irmão. Diziam que a gente tinha sangue ruim”, afirmou Rodrigues, que cresceu na favela de Paraisópolis (São Paulo), em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo.

Na adolescência, o menino decidiu desafiar o destino: foi estudar e descobriu sua habilidade para liderar e empreender. Ele se tornou presidente da associação de moradores da comunidade, atraiu empresas e montou grandes projetos sociais que transformaram Paraisópolis em uma referência.

Há dois anos, Gilson também criou o G10 — bloco que reúne as 10 maiores favelas do país — para resolver problemas dessas comunidades e inspirar outras. A história completa dessa empreendedor é tema do episódio 107 do podcast. É possível seguir o programa e escutar a entrevista completa via ApplePodcasts, Spotify, Deezer, Spreaker, Google Podcast, Castbox, Amazon Music e outros agregadores de áudio do país.

Entre as iniciativas mais recentes do G10 Favelas estão a criação de um banco e de uma “Bolsa de Valores das Favelas”. Juntas, as 10 maiores favelas do país tem um potencial de consumo de R$ 7,7 bilhões. Lançado no início de 2021, o G10 Bank quer ser uma espécie de BNDES das favelas. Inicialmente o banco está oferecendo microcréditos e financiamentos voltados para empreendedores das favelas que possuem negócios com potencial para atuar em larga escala.

Já a “Bolsa de Valores” foi lançada no último dia 19 de novembro em parceria com a plataforma DIVI-Hub com a oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) de duas empresas. O investimento acontece por meio da compra de DIVIS — uma fração de um desses negócios — pelo preço de R$ 10 cada. O projeto tem autorização da Comissão de Valores Mobiliários — o xerife do mercado brasileiro — e o evento de lançamento contou até com o tradicional sino presente nas bolsas de Nova York e São Paulo, a B3. Confira a história completa no podcast.

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo traz, a cada semana, um empresário de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias utilizadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como André Penha, cofundador do QuintoAndar, David Neeleman, fundador da Azul, José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner, Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos, Artur Grynbaum, CEO do Grupo Boticário, Sebastião Bonfim, criador da Centauro e Edgard Corona, da rede Smart Fit.


Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia