22/11/2021 às 20h17min - Atualizada em 22/11/2021 às 20h17min

Juan Guaidó convoca oposição venezuelana para reconstruir "unidade sincera"

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
O líder opositor venezuelano Juan Guaidó afirmou nesta segunda-feira que, após as eleições realizadas no país, nas quais o chavismo elegeu 20 dos 23 governadores, há uma necessidade urgente de "reconstruir" "uma unidade sincera que legitime a liderança na Venezuela".


"É um momento, claro, que deve nos levar a uma maior unidade. A uma unidade sincera, que relegitima as lideranças na Venezuela, que reconstrói uma plataforma unida, que dá respostas aos interesses dos venezuelanos", disse Guaidó em entrevista coletiva em Caracas.

Dados os resultados eleitorais, o opositor afirmou não é hora de "atribuir culpas", mas de mostrar "respeito pelos cidadãos" e de refletir porque "o que aconteceu ontem não pode ser chamado de uma eleição livre e justa".

"Hoje é um dia de respeito aos cidadãos, de atenção aos venezuelanos e também de reflexão por parte dos líderes, por parte daqueles que hoje se autodenominam líderes na Venezuela. Porque também é evidente a necessidade de reunificação e articulação de todos os fatores para poder enfrentar o regime", acrescentou.

Guaidó reiterou que as eleições do domingo foram realizadas "sem condições pré-existentes", com o "sequestro" das siglas dos partidos da oposição e organizadas por um Poder Eleitoral "sob a tutela" do governo de Nicolás Maduro.

"Eles queriam nos encurralar em um falso dilema de votar ou não votar, quando queremos escolher o futuro dos venezuelanos. Eles vão tentar nos medir ou medir a alternativa democrática na Venezuela pela cor do mapa, quando mesmo de acordo com os números produzidos pelo Conselho Nacional Eleitoral sob a tutela da ditadura, eles não têm sequer uma maioria neste sentidoo", opinou.

O ex-parlamentar enfatizou que as eleições "só podem ser" uma solução para o conflito político se as condições forem garantidas e a disputa eleitoral se concentrar "no poder sequestrado por Nicolás Maduro".


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia