13/07/2018 às 11h00min - Atualizada em 13/07/2018 às 11h00min

Iceberg gigante assusta moradores de vilarejo na Groenlândia

Temor é que bloco de gelo se parta e provoque tsunamis e inundações

Agência O Globo -
Agência O Globo -
Iceberg gigante assusta moradores de vilarejo na Groenlândia

NUUK — A aproximação de um iceberg do tamanho de uma montanha está assustando os moradores de um pequeno vilarejo na Groenlândia. O temor é que pedaços do bloco de gelo se partam, gerando tsunamis que provoquem destruição. Por precaução, a zona costeira foi evacuada e os moradores transferidos para regiões mais elevadas.

— Nós podemos sentir a preocupação entre os moradores — disse à Reuters Susanna Eliassen, membro do conselho de Innaarsuit, uma vila com cerca de 170 habitantes no noroeste da Groenlândia. — Nós estamos acostumados com grandes icebergs, mas não vimos tão grandes como este antes.

Banhada pelo Oceano Glacial Ártico, a Groenlândia é ponto de passagem de blocos de gelo que se desprendem do círculo polar durante o verão. Mas o que preocupa os habitantes de Innaarsuit é que, além do tamanho, este iceberg parece ter ficado preso na costa do vilarejo. Segundo a rádio estatal KNR, ele não se moveu na última noite.

O governo e os serviços de emergência também estão em alerta e já transferiram um helicóptero de resgate para Innaarsuit. No verão passado, quatro pessoas morreram arrastadas por grandes ondas em outra vila do noroeste da Groenlândia.

— Tememos que o iceberg se parte e provoque uma inundação — alertou Lina Davidsen, chefe de segurança da polícia da Groenlândia, à agência de notícias local Ritzau.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia