16/08/2019 às 17h26min - Atualizada em 16/08/2019 às 21h24min

Dia dos pais: 6 causas para a infertilidade dos homens

No Brasil, atualmente, cerca de 20% dos casais sofrem com a infertilidade

DINO
http://www.fertipraxis.com.br


Embora normalmente seja associada às mulheres, em 30% dos casos o problema da infertilidade do casal está na saúde dos homens. Dessa forma, junto com os problemas associados a ovulação, e as trompas, as alterações do sêmen encontram-se como uma das principais causas da infertilidade. No caso específico dos homens, há diversos tratamentos disponíveis, devendo procurar o mais adequado de acordo com a alteração apresentada.

Na maioria das vezes, não é possível detectar a causa das alterações apresentadas pelos homens. Contudo, é necessário realizar uma investigação para se afastar alterações genéticas, como a Síndrome de Klinefelter, ou as microdeleções do cromossomo Y e doenças como a fibrose cística, o hipotireoidismo e a caxumba, por exemplo. Outros pontos importantes que devem ser avaliados, uma vez que podem interferir na qualidade do sêmen, são: obesidade, tabagismo, uso de álcool, presença de varicocele e o uso de substâncias e medicações, dentre as quais se destacam os anabolizantes e derivados de testosterona. Atualmente também sabemos que a qualidade do sêmen diminui com a idade, principalmente após os 45 anos.

Causas da infertilidade masculina

• Nem todos os espermatozoides são capazes de fecundar o óvulo. Muitos deles apresentam alterações de forma e motilidade. De acordo com os parâmetros atuais de avaliação seminal, a Organização Mundial da Saúde, uma amostra de sêmen normal deveria apresentar uma concentração de pelo menos 15milhões de espermatozoides por mL de ejaculado e esses devem apresentar uma motilidade progressiva de pelo menos 32%.

• O tabagismo pode causar a redução da qualidade do sêmen, além de provocar distúrbios hormonais. Além disso, a má alimentação, falta de exercícios físicos e a obesidade podem contribuir para a infertilidade masculina diminuindo a qualidade do sêmen e aumentando o grau de fragmentação do DNA dos espermatozoides.

• A varicocele, caracterizada pela dilatação das veias na região testicular, também está associada à diminuição da mobilidade e a produção de espermatozoides, principalmente nos casos onde a dilatação venosa é detectada ao exame clínico do homem.

• A zoospermia é uma situação em que nenhum espermatozoide é detectado no sêmen ejaculado do indivíduo. Ela pode ser de origem obstrutiva, como por exemplo ocorre nas cirurgias de vasectomia, obstrução traumática, problema congênito ou infeccioso. Contudo, também pode ter origem não obstrutiva, nesse caso, é necessário avaliar se o testículo está funcionando, ou em falência, assim como condições que cursam com ejaculações retrógradas, isto é, quando o sêmen vai para a bexiga, ao invés da uretra.

• O uso de drogas e anabolizantes, além do contato com agrotóxicos pode contribuir para um agravamento da infertilidade. Além disso, há diversas doenças genéticas que podem causá-la. Contudo, na maioria dos casos de infertilidade de origem masculina, ainda não conseguimos definir uma causa para ela.

• Outros fatores podem tornar o homem infértil. O envelhecimento é um exemplo, pois provoca alterações que levam a uma redução na produção de espermatozoides e de esperma. Conforme dito acima, os parâmetros seminais tendem a piorar a partir dos 45 anos.

Tratamentos indicados

>inseminação intra uterina,

>fertilização in vitro;

>fertilização por ICSI;

>PESA - punção aspirativa de espermatozoides do Epididimo;

>TESE e microTESE- técnica de aspiração de espermatozoides do testículo



Website: http://www.fertipraxis.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia