14/08/2019 às 15h30min - Atualizada em 15/08/2019 às 21h28min

A realidade econômica promete surpreender os mercados

A década de 2009-2019 foi, para os mercados de ações, o mais formidável na memória de qualquer investidor de capital vivo, ao mesmo tempo em que as taxas de juros continuaram caindo.

DINO
http://www.carmignac.com


Quem acompanha os mercados financeiros irá concordar que eles não são entediantes. É verdade que, até o início dos anos 1970, a maioria das pessoas - exceto especialistas - via esses mercados apenas por curiosidade. Particularmente na Europa, o setor financeiro tinha pouca força em comparação com a economia real, e o conservadorismo dos banqueiros era igualado apenas pela disciplina rigorosa dos investidores institucionais.

O sistema financeiro internacional resultante da conferência da Bretton Woods, cujo 75º aniversário é celebrado neste verão, ofereceu às economias do "mundo livre" toda a estabilidade de que necessitavam. No entanto, essa estabilidade acabou sendo vista como um espartilho insuportável e, a partir de 1973, o sistema de taxas de câmbio fixas se desfez, o papel oficial do ouro desapareceu e o dólar começou a flutuar fortemente. Iniciou-se, então, a grande aventura dos mercados financeiros, ampliada pelo processo de desinflação e de "financeirização" da economia nos anos 1980-1990, que permitiu um financiamento sem restrições dos sonhos tecnológicos mais exuberantes - até que a bolha do mercado de ações estourou em 2000. Como, então, os mercados financeiros dominavam os supremos, os banqueiros centrais foram forçados (sem admitir abertamente o mesmo) a se concentrar em conter o vazamento para a economia real de tais bolhas financeiras, , reduzindo cada vez mais as taxas de juros e alimentando a criação da bolha seguinte.

Quando a gigantesca bolha do crédito estourou em 2008, os bancos centrais decidiram reduzir ainda mais as taxas de juro, além de intervir com uma criatividade sem precedentes. Os mercados financeiros logo ficaram agitados mais uma vez. A década de 2009-2019 foi, para os mercados de ações, o mais formidável na memória de qualquer investidor de capital vivo, ao mesmo tempo em que as taxas de juros continuaram caindo.

O que era impensável há apenas alguns anos, tornou-se a norma. O que era absurdo, tornou-se a regra. Atualmente, os mercados estão dispostos a pagar ao Estado francês para lhe conceder empréstimos a 10 anos, o que nem sequer constitui uma aberração estatística, pois 13 mil milhões de dólares em obrigações em todo o mundo apresentam taxas de juros negativas. E, como os bancos ainda não ousaram cobrar aos seus clientes pelas contas credoras, os particulares apenas veem vantagens nesta situação de taxas hipotecárias historicamente baixas. As empresas também estão desfrutando de condições de contração de empréstimos sem precedentes, mas, sem confiança no crescimento econômico, esse benefício reforça mais os investimentos financeiros do que os investimentos produtivos.

E uma das sagas deste verão para os mercados terá novamente por tema a enésima próxima etapa de "flexibilização monetária" pela Reserva Federal norte-americana e pelo Banco Central Europeu. Os apelos ao exagero já se fazem ouvir: deverá o BCE retomar as suas compras de obrigações soberanas, bem como alargá-las às ações? Será que Mario Draghi, presidente cessante do Banco Central Europeu, vai apostar tudo para tentar relançar o crescimento e as previsões de inflação uma última vez? Cabe destacar que os banqueiros centrais ainda não desvendaram o segredo da ausência de inflação hoje. Este mistério, certamente, ainda manterá os economistas investigadores ocupados este verão. Como é possível, que mesmo nos Estados Unidos, que quase regressaram a uma situação de pleno emprego com aumentos salariais com efeito multiplicador, as previsões de inflação não estejam a começar a aumentar, conforme previsto? Será que o efeito deflacionista da globalização, a disseminação de empregos informais e desqualificados nos Estados Unidos e a "Amazonificação" da distribuição anularão os esforços dos bancos centrais? Será uma solução o fato de que o consumidor "poderoso" agora pode impor preços baixos, obrigando as empresas a incorporar os custos dos aumentos salariais nas suas margens de lucro?

Em caso afirmativo, a pressão sobre as margens só fará diminuir ainda mais os baixos gastos de capital das empresas, tornando assim o crescimento anêmico uma característica duradoura da economia global. É, provavelmente, este receio que encoraja os Estados Unidos a utilizar a sua relação de força com os seus parceiros comerciais para obter a maior fatia possível de um bolo global de atividade econômica em declínio.

Aliás, atualmente, não restam quaisquer dúvidas para os mercados: o posicionamento extremo dos investidores nos títulos de crescimento e nas obrigações revela uma resignação unânime numa economia sem garra, uma inflação sem futuro e taxas de juros baixas para sempre. Talvez seja por isso que este verão poderá reservar-nos uma surpresa, pois, como dizia Sherlock Holmes: "Não há nada mais enganador do que um fato óbvio". O suspense continua.


Por Didier Saint-Georges, membro do comitê de investimento da Carmignac



Website: http://www.carmignac.com
Link
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia