12/07/2018 às 22h20min - Atualizada em 12/07/2018 às 22h20min

Trump alerta que planos de Brexit de May afetarão comércio com EUA

Visita do presidente americano ao Reino Unido é marcada por protestos

Agência O Globo -
Agência O Globo -
A primeira-dama dos EUA, Melania Trump, ao lado de Trump e da premier britânica, Theresa May - GEOFF PUGH / AFP

LONDRES — Um dia depois de distribuir críticas aos líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) em Bruxelas, o presidente americano, Donald Trump, chegou à capital britânica sob protestos da população local, e com mais declarações que agitaram as já fragilizadas relações entre os dois países. Ainda em Bruxelas, Trump sugeriu que os planos da primeira-ministra britânica, Theresa May, para o Brexit — a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) — não acompanham os anseios do povo. E, ao tabloide “The Sun”, “afirmou que um “Brexit suave” pode matar as chances de um acordo comercial com os Estados Unidos.

— Eu disse a Theresa May como negociar, mas ela não concordou e não me ouviu. Acordos que demoram muito nunca são bons — afirmou o presidente ao diário “The Sun”, em entrevista que será publicada nesta sexta-feira. — Se levarem o acordo adiante dessa forma, terminaremos negociando com a UE em vez do Reino Unido, e isso matará nosso acordo comercial.

Trump teria dito ainda que o ex-chanceler, um dos ministros que renunciou, seria um ótimo primeiro-ministro.

— Eu não estou jogando um contra o outro. Só estou dizendo que acho que ele seria um ótimo premier. Eu acho que ele tem o que é preciso.

O estilo pouco sensível de Trump — que na chegada à cúpula da Otan já havia criado um mal-estar com outra importante aliada, a chanceler federal alemã, Angela Merkel, ao afirmar que a Alemanha era “prisioneira da Rússia” — também se manifestou num elogio ao ex-chanceler britânico, Boris Johnson, que renunciou ao cargo na segunda-feira por desavenças com o projeto de May para o Brexit.

— Acho que ele é um grande político deste país — afirmou Trump. — Ele tem a atitude correta para ser um grande primeiro-ministro.

Num jantar de recepção, que contou com a presença de ministros e executivos de mais de cem companhias britânicas, May se referiu aos EUA como “não somente os aliados mais próximos, mas os mais queridos dos amigos”.

— Winston Churchill uma vez disse que “ter os EUA ao nosso lado foi, para mim, a maior das alegrias” — afirmou a premier. — O espírito de amizade e cooperação entre nossos países, nossos líderes e nossos povos, a mais especial das relações, tem uma longa e orgulhosa história. Agora, para o benefício de todo o nosso povo, trabalharemos juntos para construir um futuro mais próspero.

 

A visita — agendada desde o ano passado — foi marcada por grandes manifestações dos moradores da capital britânica contra a presença do presidente americano. Protestos liberados pelo prefeito de Londres, Sadiq Khan — com quem Trump trocou farpas no passado — devem se espalhar para outras cidades do país, e contam com um balão gigante representando o presidente como um bebê que flutuará a 30 metros de altura, próximo do Parlamento até a manhã de sexta-feira.

Segundo uma pesquisa do Instituto YouGov publicada nesta quinta-feira, 77% dos britânicos têm uma opinião desfavorável de Trump, 74% o consideram um sexista, e 63%, racista. Quase metade das 1.648 pessoas entrevistadas acredita que a rainha não deveria recebê-lo.

Antes mesmo de partir para Londres, numa coletiva em Bruxelas, Trump expressou sua visão sobre o processo de saída do Reino Unido da UE.

— Tenho lido muito sobre o Brexit nos últimos dois dias e ele parece estar se tornando um pouco diferente — disse o presidente. — Eu diria que Brexit é Brexit. As pessoas votaram para se separar, então imagino que é o que eles fariam, mas talvez estejam tomando um caminho um pouco diferente. Não sei se foi nisso que votaram.

Logo antes de receber Trump, May, que se preparava para apresentar suas propostas para o Brexit a membros do Parlamento, respondeu ao republicano, afirmando que o projeto cumpre exatamente o desejo do povo britânico no processo de separação da UE. Em artigo publicado no “Evening Standard”, o prefeito de Londres escreveu que a relação especial “também significa se expressar quando pensamos que uma parte não está à altura dos valores que tanto apreciamos”.

“Como muitos londrinos, sinto que esta é uma dessas ocasiões”, afirmou Khan.

Pouco afeito aos protocolos diplomáticos, Trump já protagonizou várias divergências com May. Assim, o embaixador americano em Londres, Woody Johnson, teve de correr para explicar, na quarta-feira, a afirmação do presidente de que o Reino Unido vive “em plena tempestade”, após a renúncia de Johnson e do secretário para o Brexit, David Davis, por discordâncias sobre os planos de May para a saída da UE.

— Há sempre tempestades em todos os países, mas não, acho que o Reino Unido age da mesma maneira que sempre fez — declarou à BBC.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia