12/07/2018 às 16h50min - Atualizada em 12/07/2018 às 16h50min

Empresa russa pode ter acessado dados do Facebook de milhões de americanos

Segundo fontes do site CNN Money, companhia usou apps para capturar informações

Agência O Globo -
Agência O Globo -
(Foto: Reprodução/Facebook)

SÃO FRANCISCO - Ainda sentindo os efeitos do escândalo do uso indevido de dados de seus usuários pela consultoria política Cambridge Analytica, o Facebook se vê envolvido em outro potencial imbróglio. Segundo o site CNN Money, uma empresa de internet russa que tem conexões com o Kremlin pode ter acessado os dados de milhões de americanos na rede social sem eles saberem.

O acesso foi feito, de acordo com fontes da CNN, por meio de uma lista de aplicativos no Facebook. Assim, o Mail.Ru Group conseguiu dados como nome, gênero, data de aniversário, localização e em quais coisas a pessoa deu .

Na terça-feira, a rede social informara ao CNN Money que estava analisando os aplicativos desenvolvidos pelo grupo russo como parte da investigação realizada pela empresa de Zuckerberg para averiguar o uso indevido de dados de pessoas cadastradas no Facebook, após o escândalo da Cambridge Analytica.

A rede social explicou ao CNN Money que o Mail.Ru Group desenvolveu centenas de apps do Facebook, alguns dos quais eram testes e nunca foram disponibilizados ao público.

Antes de uma mudança nas regras de privacidade da rede social em 2015, em alguns casos, quando os usuários interagiam com aplicativos criados por outras companhias dentro da plataforma do Facebook, o desenvolvedor do app tinha acesso não só aos dados daquela pessoa, mas também ao dos amigos dela.

Ainda conforme o CNN Money, o Mail.Ru afirmou que menos de 10% das pessoas que usaram seus aplicativosno Facebook estavam nos EUA. Mas, dadas as regras de privacidade da rede social anteriores a 2015, é possível que usuários de fora dos Estados Unidos tenham exposto, não intencionalmente, informações de seus amigos americanos.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia