PARIS - Parece algo que o Q, criador das parafernálias tecnológicas dos filmes de James Bond, poderia criar: um avião que aterrissa numa pista, desprende suas asas, se transforma em um trem e pega os trilhos para te deixar na estação mais próxima.
Mas é o que um empreendedor francês, que fez fortuna ao aproximar engenheiros de grupos industriais, está apresentando à Boeing e outros fabricantes. “Link & Fly” é o novo design de aeronave da Akka Technologies, com asas que se descolam nos aeroportos e tornam o embarque mais fácil e mais próximo dos passageiros.
— Depois de os carros se tornarem elétricos e autônomos, a próxima grande inovação será em aeronaves — afirmou o diretor-executivo da Akka, Maurice Ricci.
A Boeing é um dos principais alvos da Akka, em busca de limitar sua dependência de europeias como a Airbus e a Renault.
Pelos planos futuristas da Akka, os passageiros iriam embarcar em um trem numa estação próxima de casa e teriam as retinas escaneadas pelo procedimento de segurança já no caminho para o aeroporto. Asas seriam acopladas ao equipamento para a decolagem. Segundo Ricci, o projeto foi apresentado em um vídeo 3D, atraindo interesse de potenciais consumidores na Ásia.
Fabricantes de aeronaves têm começado a se movimentar: dos investimentos do Uber em táxi aéreos a Kitty Hawk, uma startup que tem o apoio do cofundador do Google Larry Page que está desenvolvendo um avião para uso de apenas uma pessoa movido a bateria. A Airbus já criou uma nova divisão para tratar do transporte do futuro.
Ainda que a Akka não consiga convencer nenhuma fabricante a construir seu “trem do futuro”, partes da aeronave podem ser usadas em jatos comerciais no futuro.
Com um valor de mercado de US$ 1,3 bilhão e Ricci como principal acionista, a Akka emprega engenheiros que podem ser contratados por projeto como consultores. A empresa desenvolveu um carro autônomo conceito em 2008 e em 2014.
Só este ano as ações subiram 23%, ritmo muito superior à alta de 1,8% do CAC-40, referência da Bolsa de Paris.
Akka Link & Fly tem capacidade para 162 passageiros, mas os assentos podem ser removidos para a aeronave ser usada para cargas. Com as asas e os motores, o trem-avião tem 34 metros de comprimento e 8 metros de altura.