06/11/2021 às 10h30min - Atualizada em 06/11/2021 às 10h30min

Mau tempo deve se estender no fim de semana

Além das fortes chuvas, há a alerta de relâmpagos e trovões

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Divulgação

Se alguém tinha planos de curtir o final de semana ao ar livre, é melhor escolher outra opção de lazer ou pelo menos levar algo para se proteger. As chuvas que acometeram vários bairros de Salvador entre a última quarta-feira (03) e ontem devem continuar a marcar presença no sábado e no domingo. Um alerta emitido pela Agência Climatempo diz que o ‘cacau’ pode cair a qualquer momento do dia, com volume de moderado a intenso e com potencial para raios, que assustaram os moradores da capital. “Achei que o mundo estava caindo”, disse uma leitora à reportagem. A mudança no tempo foi provocada pela atuação de fortes áreas de instabilidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre o território baiano, principalmente no Recôncavo. Somadas com uma frente fria que está de passagem pelo Brasil, deixam o céu nublado e aumentam o risco de temporais.

O mau tempo se traduz nas solicitações recebidas pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), que tinha 40 chamados até o fechamento desta matéria. Pelo menos doze eram a respeito de ameaças de deslizamento de terra, vistas em seis das dez Prefeituras-Bairro da cidade, e oito ameaças de desabamento em quatro subdistritos. A Codesal manteve seu nível de monitoramento em observação, com risco moderado tanto para alagamentos quanto para deslizamentos em toda Salvador. O diretor da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, chegou a se assustar com os raios provocados pela instabilidade, que caíram ‘a rodo’ na Bahia: foram mais de 500 só na capital e 125 mil em todo o Estado na noite de ontem. “Graças a Deus ele ficou mais estabilizado no oceano, trazendo pra cá apenas os impactos dessa frente fria”, disse.

Equipes do órgão estarão de prontidão diuturnamente para atender às solicitações da população, em esquema de plantão.Até o domingo, Salvador tem possibilidade de chuvas entre 40% e 70%, com temperaturas variando entre 23° e 29°. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) fez um alerta extra para a força dos ventos neste final de semana, que em alguns momentos podem atingir 100 km/h; atividades como nado e esportes aquáticos são desencorajadas pelo risco de uma corrente de retorno ainda mais forte do que o habitual. Outras regiões que terão precipitações mais fortes são a Chapada Diamantina, o Sudoeste e o Baixo Sul baiano, principalmente no final da tarde, acompanhadas de trovoadas.

Com a persistência da frente fria, algumas cidades como Vitória da Conquista e Morro do Chapéu poderão ter mínimas abaixo dos 20°. A possibilidade de mais quedas de raios fez com que a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) reforçasse a recomendação de não se fazer nenhuma intervenção na rede elétrica por conta própria, por conta do risco de descarga; caso algum objeto tenha caído na fiação, o cidadão deve ligar para o número 116 ou contatar a distribuidora pelos seus canais de atendimento para verificar a situação.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia