Está achando um exagero? Que tal um acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos? Isso é apenas um segundo e meio a mais do que acelera um BMW X6 Competition com motor V8 biturbo, de 625 cv. Para frear, a discos nas quatro rodas e, conforme dados da fabricante, o XC40 elétrico precisa apenas de 36 metros para parar completamente, vindo a 100 km/h.
E se a ideia é ir devagar, o XC40 elétrico também é capaz de rodar com conforto e com todo silêncio. Com todos os vidros fechados, isolamento acústico consegue filtrar até o zunido característico dos modelos 100% elétricos.
A distância livre do solo de 17,6 cm é o suficiente para passar por valetas e lombadas sem nenhuma dificuldade e ainda deixar o carro estável nas curvas. Se passar um pouco do ponto, entram em ação os controles eletrônicos. E nas ladeiras nem é preciso pisar no freio para segurar o carro parado, por causa do Auto Hold.
Aliás, a lista de equipamentos é longa e inclui alertas de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, controlador de velocidade adaptativo , frenagem de emergência, entre vários outros, entre os quais teto solar panorâmico, tampa do porta-malas motorizada e leitor de placas de sinalização.
Por dentro, um dos pricipais destaques ficam por conta da central multimídia. Pela primeira vez na linha do XC40 a plataforma é a nova, desenvolvida em parceria com o Google . Entre outras vantagens, vem como o Maps instalado, o que facilita bastante a navegação.
O único ponto contra é que, pelo menos na unidade avaliada, o sistema aceitou apenas comandos de voz em inglês, o que está prestes a mudar. Conforme a fabricante, a atualização já vai estar disponível e é feita rapidamente via conexão 4G nativa .
O espaço interno é suficiente para acomodar cinco ocupantes sem aperto e o acabamento é dos melhores, com revestimento de couro e detalhes de alumínio . Nesta versão elétrica, não há botão de partida. Basta engatar a ré ou o drive na pequena alavanca no console central e pisar no acelerador para o carro se mover. Na hora de desligar, basta apertar o botão do "parking". No porta-malas são razoáveis 414 litros.
O consumo de energia do Volvo XC40 Recharge me pareceu bem animador. Conforme dados de fábrica, são 25 kw/h por 100 km. Outro SUV elétrico, mas com menos da metade da potência do modelo sueco, o JAC E-JS4 , de 150 cv, gasta 13 kw/h por 100 km e tem autonomia de 420 km, ante 400 do XC40 . Ambos estão entre os melhores da categoria hoje em dia disponíveis no Brasil.
Conclusão
O Volvo XC40 Recharge é um SUV elétrico digno de prêmio internacional, já que consegue reunir uma série de qualidades com louvor, como desempenho, economia, sofisticação, segurança, espaço e estilo. Além disso é plug-in, o que torna possível ser recarregado e passar longe das bombas de combustível nos preços nas alturas.
Pena que os preços dos modelos elétricos ainda estão em um patamar bem mais alto do que a média mercado hoje em dia. Logo mais devem chegar outros rivais de peso do modelo sueco. Um dos cotados é o VW ID.4 , que já foi mostrado no Brasil e tem boas chances de ser vendido no país ate meados de 2022.
Ficha Técnica
Volvo XC40 Recharge
Preço: a partir de R$ 394.192
Motor: dois elétricos, um em cada eixo, tração integral
Potência: 408 cv
Torque: 33,6 kgfm
Transmissão: Automática
Freios: discos ventilados (dianteira), disco sólido (traseira)
Suspensão: McPherson (dianteira), multibraço (traseira)
Dimensões: 4,43 m de comprimento, 1,86 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos
Porta-malas: 414 litros
Vel. Máx: 180 km/h
0 a 100 km/h: 4,9 segundos