03/11/2021 às 19h50min - Atualizada em 03/11/2021 às 19h50min

Especialistas sugerem que erupção na Espanha pode estar perto do fim

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
Os cientistas do Plano de Emergências Vulcânicas das Ilhas Canárias (Pevolca) falaram nesta quarta-feira pela primeira vez de "sinais positivos" que, se apresentarem uma consolidação nos próximos dias, podem indicar que o final da erupção na ilha espanhola de La Palma está mais próximo.


A diminuição do sinal de tremor desde a tarde de terça-feira e a tendência descendente do dióxido de enxofre (SO2) no cume são os parâmetros que fazem os especialistas pensarem assim, além da atividade sísmica, que permanece nas mesmas áreas e profundidades.

Embora a evolução do tremor e os dados de emissão de SO2 "sejam sinais positivos, não há dúvida", a porta-voz do comitê científico de Pevolca, Carmen López, frisou que ainda são "valores muito altos".

"Se continuarmos neste caminho, estaremos bem", acrescentou a cientista no dia em que o Instituto Geográfico Nacional da Espanha localizou um terceiro tremor de magnitude 5, a maior desde 19 de setembro, quando iniciou a erupção.

As aulas foram suspensas durante três dias em vários municípios da ilha devido à má qualidade do ar, por causa das cinzas expelidas pelo vulcão.

Contudo, a partir desta tarde espera-se que a nuvem de cinzas se vire para sul, o que representa um cenário favorável para as operações no aeroporto de La Palma. A previsão meteorológica indica que na quinta-feira haverá chuva leve no norte e no leste da ilha.

A partir desta quarta-feira, as pessoas afetadas pela erupção podem apresentar os seus pedidos de ajuda através de um registro único e presencial.

A erupção em La Palma continua a causar danos 45 dias após o início da emergência vulcânica. Há 2.083 pessoas afetadas cujas casas estão debaixo dos fluxos de lava do vulcão, assim como diversas lojas e outras empresas que também foram danificadas ou desapareceram.

Além disso, mais de 7.000 pessoas foram evacuadas do perímetro do vulcão como medida de precaução.

A área coberta por lava é de quase 998 hectares de terra, de acordo com os últimos dados do sistema europeu de monitoramento por satélite Copernicus, o que calcula a área coberta por cinzas em 6.686 hectares.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia