01/11/2021 às 18h34min - Atualizada em 01/11/2021 às 18h34min

Procuradoria dos EUA pede retirada de 7 das 8 acusações contra Saab

AB NOTICIAS NEWS
Agência EFE
Reprodução
A Procuradoria dos Estados Unidos solicitou nesta segunda-feira para que um tribunal de Miami retire sete das oito acusações relacionadas a lavagem de dinheiro contra o empresário colombiano Álex Saab, suposto testa de ferro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.


O procurador americano Kurt Lunkenheimer pediu a retirada de sete acusações de lavagem de dinheiro, deixando apenas a de conspiração para cometer o crime, com base nas "garantias feitas a Cabo Verde durante o processo de extradição" do empresário, concluído em 16 de outubro, com a chegada de Saab a Miami.

A solicitação foi apresentada por Lunkenheimer nesta segunda-feira, dia em que estava agendada uma audiência para ler as oito acusações contra Saab, o que foi adiado para 15 de novembro.

A procuradoria indica no documento publicado no sistema judicial eletrónico dos EUA que a solicitação inclui apenas Saab, e não o outro envolvido, referindo-se ao empresário colombiano Álvaro Pulido, incluído no mesmo processo penal.

De acordo com a acusação, desde maio de 2019, mais de um ano antes da sua captura em Cabo Verde com base em um mandado emitido através da Interpol, Saab é alvo de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA.

Os procuradores acreditam que Saab lavou mais de US$ 350 milhões para pagar os negócios corruptos do presidente venezuelano através do sistema financeiro dos EUA.

A audiência desta segunda-feira não foi acessível à imprensa através do Zoom ou pessoalmente, após alguns jornais terem publicado imagens de Saab durante a primeira audiência transmitida pelo aplicativo no dia 18 de outubro, o que é ilegal.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia