29/10/2021 às 12h07min - Atualizada em 29/10/2021 às 12h10min

Evento gratuito discute processos de avaliação pedagógica

VIII Semana Rede Pedagógica aborda o tema “Avaliação” e conta com especialistas renomados em programação online e gratuita

SALA DA NOTÍCIA Rede Pedagógica
Assessoria
Envato

A importância da avaliação no processo de aprendizagem dos estudantes. Esse é o mote da VIII Semana Rede Pedagógica, promovida pela Rede Pedagógica – maior rede de educadores da América Latina. A programação, totalmente gratuita e online, será realizada de 1° a 7 de novembro e é voltada para professores, coordenadores, orientadores, diretores e outros profissionais da educação, além de famílias interessadas no tema.

A formação inclui lives interativas no Instagram @redepedagogica, videoaulas e material didático para download na plataforma de cursos online da Rede Pedagógica, a RPEAD, e conta com a participação de especialistas, mestres e doutores da área. Os participantes do evento receberão um certificado com registro de 120 horas de atividades.

“A Semana Rede Pedagógica tem como missão trazer os mais importantes temas educacionais para discussão. Já falamos sobre inclusão, ludicidade, tecnologias, competências socioemocionais, artes e esportes, alfabetização e chegou a vez de tratarmos de uma temática essencial que é a avaliação”, destaca a diretora pedagógica da Rede, Erika Radespiel. 

Para Radespiel, é possível trabalhar com as melhores metodologias, mas, sem um processo avaliativo consistente, os objetivos não são alcançados. “Infelizmente, tivemos perdas e defasagens no período de pandemia e, para retomarmos as rédeas do processo educativo, a avaliação diagnóstica, por exemplo, é essencial ao bom planejamento. A avaliação deve ser um processo abrangente, que envolve a atuação do próprio professor, a escola, o material didático, a comunidade escolar”, explica. 

Ainda de acordo com a diretora da Rede, a avaliação precisa ser entendida como algo bom, que trará melhorias para o processo, e não ser temida ou encarada como uma mera formalidade. “Existem muitas ferramentas, inclusive tecnológicas, que podem auxiliar na sistematização de um processo avaliativo. No entanto, esse não é o foco da Semana Rede Pedagógica. Estaremos voltados à humanização da avaliação, na sua compreensão como algo que traz benefício a todas as partes e que retroalimenta o processo de ensino-aprendizagem exitoso”, esclarece.

Programação

A programação da VIII Semana Rede Pedagógica aborda os seguintes temas: Avaliação da aprendizagem; Avaliação na Educação Infantil; Avaliação e leitura; Avaliação socioemocional; Neurociência da Avaliação; Avaliação e BNCC.

Especialistas em educação renomados participam do evento, entre eles, Cipriano Luckesi, doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com atuação em filosofia da educação, teoria do ensino, didática, ludicidade e avaliação da aprendizagem escolar, e Lino de Macedo, maior referência do Brasil em processos de aprendizagem e desenvolvimento na Educação Infantil.

Para participar desta oitava edição, basta entrar no site https://rpead.com.br/courses/viii-semana-rede-pedagogica e realizar cadastro do nome completo, endereço eletrônico (e-mail) e senha para acesso aos conteúdos. As inscrições são gratuitas. Nesse endereço, os interessados também podem conferir a programação atualizada do evento.

Serviço:

VIII Semana Rede Pedagógica

Quando: 1º a 7 de novembro de 2021

Onde: Instagram @redepedagogica

Programação e inscrições: 

https://rpead.com.br/courses/viii-semana-rede-pedagogica

Contatos: [email protected]


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia