28/10/2021 às 17h43min - Atualizada em 29/10/2021 às 09h01min

Primeira edição híbrida do FNESP une gamificação e interatividade em ambiente imersivo desenvolvido pela Blitzar

Em sua 23ª edição, fórum do ensino superior se inspira no metaverso para estimular o engajamento e a participação do público, tanto no espaço presencial quanto no ambiente online

SALA DA NOTÍCIA João Pedro Voltarelli

São Paulo, 27 de outubro de 2021 - Pelo segundo ano consecutivo, a Blitzar desenvolveu a plataforma online e interativa do FNESP, maior fórum do ensino superior da América Latina realizado anualmente pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil. Com a temática “Educação Superior além da crise: Por que as IES (Instituições de Ensino Superior) não vão desaparecer?”, o 23º FNESP, que acontece entre os dias 27 e 29 de outubro, em um ambiente híbrido, presencial no WTC, em São Paulo, e via plataforma digital, permite a interação entre os dois ambientes.

 

Depois da versão totalmente online, realizada em 2020, a 23a edição do evento inova ao criar um ambiente imersivo híbrido para potencializar a experiência dos usuários. “A ideia é que as 2 mil pessoas que participarão do evento online se sintam imersas no ambiente do evento, por meio de cenários realistas e atividades interativas”, conta Binho Dias, Diretor de Produto da Blitzar.

 

Para isso, foram criados dois lounges 3D em 360o, que permitem a navegação em primeira pessoa. Um deles simula um campus universitário e dá acesso às atividades e conteúdos, enquanto o segundo traz uma biblioteca hiper realista e dá acesso a materiais de apoio, como vídeos e livros.

 

As 200 pessoas que participarão presencialmente receberão tablets e poderão acessar as atividades e conteúdos disponíveis exclusivamente na plataforma, como mesas redondas e reuniões, além de interagir com outros participantes por meio da área de networking online. “Queremos mostrar que um evento híbrido vai muito além de filmar uma palestra presencial e transmitir para o público que está em casa. O conceito, na verdade, tem a ver com integrar e quebrar barreiras entre o ambiente físico e online”, afirma o executivo da Blitzar. 

 

Muito além do híbrido

“A Blitzar está evoluindo alinhada ao conceito de metaverso. Criamos um omniplace para a realização de eventos, reuniões e distribuição de materiais que oferece ferramentas para potencializar negócios e trabalho,  acesso a conteúdos compartilhados e recursos para estimular networking e interatividade, tudo de uma forma intuitiva e divertida, simulando ambientes de jogos”, explica Dias.

 

Personalização e participação

Entre os recursos presentes na plataforma do FNESP estão a personalização da agenda, criando um roteiro individual dentro do próprio ambiente do evento, a seleção de conteúdos favoritos, como vídeos e PDFs que ficam disponíveis para consulta posterior, e a gamificação.

 

Com o objetivo de incentivar que participantes explorem todos os ambientes e atividades e interajam entre si e com patrocinadores, foram criados mecanismos e regras de jogo de acordo com as necessidades e prioridades dos organizadores do fórum. “Hoje, em eventos online, oferecer conteúdo de altíssima qualidade é o básico. O diferencial fica por conta de recursos que surpreendam a audiência. A Blitzar tem isso em mente ao desenvolver ambientes e interatividade para eventos e uma boa parte disso poderá ser vista no 23ª  FNESP”, completa Dias.

 

A área interativa também traz novidades com o Social Wall, mural virtual que exibe postagens de redes sociais que utilizarem as hashtags #23FNESP, #FNESP2021 e #FNESPEUVOU, como forma de engajar os participantes e estimular o compartilhamento de conteúdos sobre o evento, como as fotos com moldura personalizada tiradas na Cabine de Fotos da plataforma.

 

A presença de marcas e estandes também é uma novidade desta edição. Como em um evento presencial, haverá banners na interface da plataforma e uma área de interação com os participantes, em que os patrocinadores podem gerar maior visibilidade para suas marcas e oferecer serviços e produtos aos interessados. 

 

Foco em educação superior

Além de materiais disponíveis para acesso rápido, como bate-papos e mini palestras, os participantes terão acesso a videoconferências com a possibilidade de interação por áudio e vídeo, mesas redondas e networking individual dentro da plataforma. Esse recurso também será utilizado por patrocinadores, com o objetivo de enviar descontos ou ofertas ao público do evento.

 

Sucesso na edição anterior, o espaço HackLab volta com destaque. Nele, estudantes universitários terão a oportunidade de desenvolver soluções inovadoras para problemas reais do ensino superior brasileiro. Ao final do evento, o público votará no melhor projeto e o ganhador receberá apoio para viabilizá-lo. 

 

O FNESP abriu portas para a Blitzar no setor educacional, com a primeira edição realizada em ambiente 100% virtual em 2020 devido à pandemia. Este ano, além das palestras e atividades ao vivo, que irão ao ar nos dias 27, 28 e 29 de outubro, todo o conteúdo ficará disponível on demand por um ano na plataforma.

 

As inscrições online para associados e não-associados Semesp, nos valores de R$100,00 e R$500,00, podem ser feitas pelo site do evento https://www.semesp.org.br/fnesp/inscricoes/



 

Sobre a Blitzar

A Blitzar é uma plataforma de eventos, que une software e atendimento aos seus clientes. Seus recursos são ideais para empresas e profissionais que necessitam realizar eventos corporativos ou culturais de forma customizada, trazendo uma interface amigável e diferentes dinâmicas para a audiência.

Com uma necessidade de melhoria sobre lives no YouTube, os fundadores da Blitzar entenderam que uma plataforma de streaming aberta não trazia a segurança necessária para as informações de uma empresa. Foi neste contexto que surgiu a ideia de trabalhar em uma plataforma de eventos segura e ao mesmo tempo que proporciona interações mais efetivas e métricas reais para os contratantes.

Entre seus clientes recorrentes atuais estão Omelete, Pepsico, Tommy Hilfiger, Siemens, Sherwin Williams, Astellas, Heringer e Semesp.

 

Contatos para imprensa - Blitzar

aboutCOM

Telefone: (11) 99686-9618

João Pedro Voltarelli: [email protected] 

Carol Tiago: [email protected]

Manuel Quilarque: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia