28/10/2021 às 14h43min - Atualizada em 29/10/2021 às 09h01min

75% dos estudantes de graduação com financiamento são de escolas públicas

Dados são da pesquisa realizada pelo Pravaler, principal plataforma de soluções para o ecossistema de educação do país

SALA DA NOTÍCIA Mônica Pileggi
Escritório do Pravaler em São Paulo | Divulgação
Uma pesquisa do Pravaler, principal plataforma de soluções para o ecossistema de educação do país, revela que 75% dos estudantes que recorrem ao financiamento estudantil da fintech estudaram em escolas públicas durante a Educação Básica. O estudo, que foi realizado com 518 estudantes, indica também que metade dos respondentes são os primeiros da família a ingressar no ensino superior.
 
Os dados mostram ainda que 71% possuem algum curso adicional (idioma, computação e curso técnico) e 66% são mulheres.
 
De acordo com o levantamento, os estudantes possuem em média 27 anos e quase a metade, 47%, mora com os pais, seguido pelo público que mora com o(a) parceiro(a), que representa 32%. A base de clientes do Pravaler revela também que grande parte, 88%, possui 1 ou mais irmãos.
 
“O perfil de nossos clientes segue uma tendência nacional. Observamos que a maioria passa por escolas públicas durante a Educação Básica e que necessita de financiamento estudantil para seguir com os estudos na graduação. Isso mostra que estamos no caminho certo para tornar o ensino superior possível para todos”, diz Paula Cardoso, head de marketing e experiência do cliente do Pravaler.
 
Outra  pesquisa do Pravaler mostra que no ano passado a mensalidade das graduações mais buscadas para financiamento, em média,  foi  de R$1,6 mil. Porém, os alunos possuem renda mensal próxima a R$ 1 mil. Segundo o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, a rede privada compõe 88,4% do total de IES no país, concentrando 75,8% das matrículas de graduação. As áreas com maior número de matrículas são Negócios, Administração, Direito, Saúde e Bem-Estar e Serviços.
 
Sobre o Pravaler
O Pravaler é a principal plataforma de soluções para o ecossistema de educação do Brasil. A companhia foi a primeira desse segmento fundada no País e está entre as mais importantes, segundo estudo publicado pela KPMG. Com processo de contratação de seus serviços 100% online e zero burocrático, o Pravaler tem como filosofia gerar oportunidades educacionais, potencializando o que há de melhor na sociedade. A empresa atua no mercado há quase 20 anos e tem entre seus principais acionistas o Banco Itaú.  Em 2020 e 2021, foi listada entre as empresas que crescem mais rápido nas Américas pelo Financial Times. Com faturamento de 250 milhões e mais de 300 colaboradores apaixonados por educação, o Pravaler tem a meta ousada de ampliar o acesso à educação e beneficiar um milhão de alunos até 2025, contribuindo para a transformação da vida de muitas famílias.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »