28/10/2021 às 14h02min - Atualizada em 29/10/2021 às 09h00min

Professora do curso de Direito da UniSul é a primeira mulher a se candidatar à presidência da OAB/SC em 88 anos

Claudia Prudêncio será a primeira advogada a concorrer às eleições, se ganhar será a primeira mulher a assumir o cargo

SALA DA NOTÍCIA Raiza Rodrigues
A advogada e professora do curso de Direito da UniSul, Claudia Prudêncio, integrante do Ecossistema Ânima, é a primeira mulher a se candidatar à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB Santa Catarina -  e a concorrer ao cargo em 88 anos, no pleito que ocorrerá no fim de novembro. A advogada tem uma trajetória longa na OAB/SC e faz parte da instituição há 22 anos.

“Tenho orgulho de minha história e de tudo que construí profissionalmente, e a Ordem dos Advogados do Brasil faz parte dessa trajetória. Durante esse período, presenciamos muitas transformações, entre elas a presença feminina dentro da OAB e na própria advocacia. As mulheres ganharam e seguem ganhando cada vez mais força e espaço em nossa sociedade de uma maneira geral. Sempre é inspirador para nós, mulheres, vermos outras de nós em cargos de liderança”, destaca Claudia Prudêncio.


Com uma trajetória de sucesso na profissão, a professora Claudia foi a segunda mulher a presidir a Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina desde sua fundação, há 73 anos. Entre outras funções que já desempenhou no Sistema OAB/SC, foi coordenadora das comissões de trabalho temáticas da Seccional, conselheira estadual e corregedora do Tribunal de Ética e Disciplina. A professora ressalta a importância de sua imagem profissional para inspirar outras mulheres a chegarem em posições de liderança.
“Na história da seccional catarinense, nunca houve uma presidente mulher. Hoje, metade da advocacia catarinense é composta por mulheres. Está mais do que na hora de ouvirmos e atendermos as necessidades dessas profissionais”, afirma a professora da UniSul e advogada.
Claudia ainda ressalta que a frente da OAB sua proposta é de uma gestão inclusiva, participativa, plural, democrática, eficiente, inovadora, conectada com o futuro e acolhedora. “Olharemos para toda a advocacia catarinense, de todas as cidades do estado, homens e mulheres, jovem advocacia e advogados mais experientes, atendendo as demandas dos pequenos e médios escritórios, sem qualquer tipo de distinção”, pontua.
O reitor da UniSul, professor Mauri Luiz Heedt, destacou a importância e satisfação de ter no corpo docente da instituição onde as mulheres são destaques em seus segmentos e como isso é valioso para inspirar as alunas a seguirem os passos dessas profissionais.
“Temos como premissa de desenvolvimento da instituição trazer a mulher sempre para o centro da sociedade mostrando suas histórias de sucesso, sua força e suas trajetórias inspiradoras. É uma grande honra termos a professora Claudia em nosso corpo docente. Acredito que ela representa a força da mulher e é espelho para muitas outras”, destaca.

Mais de 300 lideranças homologaram, a advogada Claudia Prudêncio como pré-candidata à presidência da OAB/SC, no pleito que ocorrerá no fim de novembro. Ela será a representante da atual gestão na disputa para suceder Rafael Horn, ele foi homologado para integrar a chapa que concorrerá às eleições da OAB Nacional. A posição foi tomada de forma colegiada por presidentes de Subseções da OAB/SC, conselheiros federais por Santa Catarina e conselheiros estaduais, no encontro on-line "Transformação em curso", que contou com participantes de todo o Estado e com manifestações de apoio de diversas lideranças da advocacia no interior do Estado.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia