27/10/2021 às 10h55min - Atualizada em 27/10/2021 às 10h55min

Bahia fica perto de atingir 100% da população adulta vacinada com primeira dose

Expectativa é que toda população acima de 18 anos esteja com a imunização completa até antes do fim do ano

AB NOTICIAS NEWS
Tribuna da Bahia
Reprodução

As vacinas contra o SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, foram desenvolvidas em tempo recorde. O feito dos cientistas se mostrou o principal motivador para a mitigação do vírus descoberto inicialmente na China. O estado da Bahia, por exemplo, está muito próximo de atingir com a descoberta dos cientistas a marca de 100% dos adultos vacinados com pelo menos uma dose de imunizantes. A contagem se baseia em dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) que indica que mais de 10.2 milhões de baianos já foram vacinados com a primeira dose ou dose única - somados, números representam 95,2% da população baiana adulta. Segundo estimativa da pasta, a Bahia tem uma população adulta de 11.087.169 pessoas.

 “A perspectiva de ter toda população elegível vacinada é até dezembro. Se você não se vacinou ainda, venha se vacinar. A vacina é a esperança de dias melhores para todos nós”, disse a secretária de Saúde do Estado, Tereza Paim. Segundo a pasta comandada pela secretária, até agora o número de adultos que tomaram as duas doses foi de mais 45%. Os estados com maior porcentagem da população imunizada (com segunda dose ou dose única) são: São Paulo (65,84%), Mato Grosso do Sul (63,32%), Rio Grande do Sul (58,47%), Santa Catarina (55,97%) e Paraná (55,05%).

Os brasileiros que completaram a vacinação com a segunda dose ou dose única de vacinas passaram de 111 milhões. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa. O total de pessoas que estão parcialmente imunizadas no Brasil (que receberam apenas uma das doses necessárias) é de mais de 72% da população. O total de pessoas que estão totalmente imunizadas (que receberam duas doses ou dose única) é de 52% da população.

Faltosos

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, quase dois milhões de baianos ainda não foram aos postos de saúde completar o esquema vacinal. São pessoas que já poderiam ter tomado a segunda dose de acordo com o aprazamento de cada imunizante, no entanto não buscaram os serviços de saúde.  A Secretária da Saúde do Estado, Tereza Paim, alertou que a imunização completa é que garante uma maior proteção contra a doença. “O esquema completo de vacinação dá uma maior garantia de defesa contra a Covid-19”, ressaltou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »